one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edson Luís Lima Souto

Imagem:

Compartilhar:

Confira vídeo exclusivo do enterro de Edson Luís

Criado em 28/03/13 17h47 e atualizado em 28/03/13 22h19
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Edson Luís Lima Souto
Edson Luís Lima Souto foi assassinado por um soldado da PM, com um tiro no peito, em 28 de março de 1968. Ele jantava no restaurante estudantil Calabouço, enquanto era organizada uma passeata em protesto contra as péssimas condições de higiene do lugar. O corpo foi velado na Assembléia Legislativa, na Cinelândia. (Acervo da Biblioteca Nacional)

O cineasta Eduardo Escorel filmou o enterro do estudante Edson Luís no dia 29 de março de 1968. Com o aumento da repressão, ele entregou o rolo com as imagens para a Cinemateca do Museu de Arte Moderna, de onde o material se extraviou e ficou perdido por cerca de 40 anos.

Leia também:

Há 45 anos, morte de Edson Luís mobilizou o país

Reencontrado e restaurado em 2008, o material com 12 minutos de filmagem em estado bruto, em preto e branco e sem áudio, está na Cinemateca Brasileira e pode se tornar um documentário sobre o período. "Pensei em fazer um filme sobre esse dia, seria o dia anterior e o dia do enterro, tentar levantar o que estava acontecendo nesses dois dias em março de 68. É um projeto que está anotado", afirma Escorel.


Assista uma seleção exclusiva das imagens feitas por Eduardo Escorel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário