one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os negros Kalungas, de Monte Alegre de Goiás, lutam por melhoria da qualidade de vida

Imagem:

Compartilhar:

Luiza Barros: denúncias de práticas racistas crescem devido a confiança nas instituições públicas

Criado em 21/03/13 10h24 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Thiago Pimenta Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Kalungas
O trabalho desenvolvido pela Seppir também inclui o registro de denúncias de práticas racistas e o encaminhamento das vítimas a insituições competentes.(Weverson Paulino)

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) comemora 10 anos de atuação neste 21 de março. O trabalho inclui o registro de denúncias de práticas racistas e o encaminhamento das vítimas a instituições como o Ministério Público e delegacia de polícia. De acordo com a ministra Luiza Bairros, o número de registros cresce não porque aumentam os casos, mas porque as pessoas sentem mais confiança nas insituições públicas para registrarem suas denúncias.

A criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, deve viabilizar parcerias com o governo federal para facilitar o acesso a recursos que serão aplicados em políticas de igualdade racial. “A atuação em âmbito estadual e municipal deve levar as ações ao ambiente onde as pessoas realmente estão”, diz a ministra . A Seppir disponibilizará suporte técnico e financeiro para reforçar os órgãos estaduais e municipais no processo de estruturação e no planejamento de suas ações. Capacitação de gestores, auxílio na compra de equipamentos e edição de publicações são exemplos do apoio que os órgãos receberão da Seppir.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Luiza Bairros comentou sobre a importância do debate promovido pelo governo. O resultado, de acordo com a ministra foi a criação de órgãos estaduais e municipais. Além disso, no legislativo, duas leis marcaram conquistas para atuação da Secretaria: o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei do Cotas, aprovada em 2012, que universaliza as cotas nas universidades e instituições técnicas federais de ensino médio.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A ministra afirmou que o Estatuto da Igualdade Racial é um documento inédito, uma vez que desconhece outro país que tenha um documento como este para viabilizar ações de combate à segregação racial. O documento estabelece obrigações do setor público para que as desigualdades raciais sejam superadas. “As pessoas devem conhecer e cobrar das instituições a aplicação do que está escrito, uma vez que o objetivo do documento é modificar a vida em sociedade. A igualdade racial não é algo que beneficia a um grupo, mas tem efeitos positivos na sociedade como um todo”, explica. “O estatuto propõe a criação de uma sociedade nova, com ambientes saudáveis e seguros para qualquer pessoa”.

O serviço de informações ao cidadão da Seppir pode ser contactado pelo número (61) 2025-7004 ou pelo e-mail seppir.sic@seppir.gov.br.

 

Edição: Priscila Ferreira

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário