one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Violência doméstica

Imagem:

Compartilhar:

Indenização regressiva pode coibir aumento de casos de violência contra a mulher

Criado em 07/03/13 12h03 e atualizado em 07/03/13 14h26
Por Thiago Pimenta Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Eleonora Menicucci
No programa, Bom Dia Ministro, Eleonora Menicucci fala sobre os dez anos de políticas para as mulheres. (Antonio Cruz/ABr)

Apesar dos altos índices de violência praticada contra a mulher, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, diz que esforços de combate à exploração e abuso de mulheres têm se mostrado eficazes. Um dos argumentos utilizados pela ministra foi a indenização regressiva, que obriga o agressor a pagar suas dívidas com a justiça e com os cofres públicos, uma vez que terá que ressarcir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os valores destinados ao pagamento de pensões e indenizações no caso de morte. "Mexe no bolso e dá cadeia. Talvez [os agressores] pensem diferente", afirma.

Assista ao depoimento de Eleonora Menicucci, que também destacou o papel do Ligue 180 para realização de denúncias, inclusive anônimas:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

8 de março:

Durante todo o mês de março, o governo federal deverá promover ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março. Os esforços devem consolidar a implantação da Lei Maria da Penha, incluindo um ato no Planalto e acordos de cooperação entre ministérios.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

Áreas de fronteira:

Eleonora Menicucci destacou também o trabalho de assistência realizado nas regiões fronteiriças, com a implantação de centros de atendimento à violência contra mulheres, principalmente nas áreas de fronteira secas.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 


Emprego e independência:

Outra ação dispensada às mulheres pelo governo federal diz respeito ao emprego e à independência orçamentária feminina. De acordo com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a maior dificuldade das mulheres não está em entrar para o mercado de trabalho, mas em galgar patamares de ascensão profissional e conquistar os mesmos salários que são pagos aos homens. Diante disso, a ministra destacou iniciativas femininas de empreendedorismo e seus esforços para qualificação. Um dos caminhos propostos pelo governo é a lista de cursos disponibilizados pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec), disponível no site do programa. “Mais ou menos 58% das mulheres que passaram por este programa já estão incluídas no mercado de trabalho”, afirma.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 


Denúncias em Altamira:

Com relação às denúncias apresentadas pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que acusava o governo de negligência com relação a problemas como a exploração de pessoas e prostituição em Altamira, a ministra afirmou que, após a denúncia, sete mulheres, uma menina e um travesti foram resgatados. As víitimas foram devolvidas para os seus lugares de origem. Altamira é a cidade mais afetada pelo crescimento desordenado provocado pelas obras de Belo Monte. De acordo com Jordy, o governo havia sido alertado dos efeitos colaterais das migrações.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

*Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário