one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - O presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, durante lançamento do poster oficial da Copa de 2014, que foi apresentado pelos embaixadores do evento

Imagem:

Compartilhar:

Romário e Ivo Herzog levarão à CBF petição contra José Maria Marin

Criado em 29/03/13 20h49 e atualizado em 29/05/15 15h16
Por Leandro Melito - Portal EBC

Comissão da Verdade de SP investiga relação de presidente da CBF com a ditadura
José Maria Marin se tornou vice-governador de São Paulo em 1978 (Agência Pública)

Na  segunda-feira (1º), o deputado federal Romário (PSB-RJ) e Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pelos agentes da ditadura, entregarão na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a petição pública pela saída de José Maria Marin da presidência da instituição. O documento já conta com quase 55 mil assinaturas. 

Ivo Herzog , autor da petição, defende que Marin não pode representar a instituição brasileira que estará à  frente da Copa do Mundo de 2014 devido às evidências que o ligam ao regime de exceção que dominou o Brasil entre 1964 e 1985 . No texto em que justifica a petição, Ivo afirma que Marin ajudou a dar sustentação política à ditadura. "Ter Marin à frente da CBF agora, que estamos nas vésperas da Copa do Mundo no Brasil, é como se a Alemanha tivesse permitido que um membro do antigo partido nazista tivesse organizado a Copa de 2006", afirma. 

Leia também:

CBF defende Marin sobre caso Vladimir Herzog

Presidente da CBF entra com ação contra filho de Herzog

Presidente da CBF é investigado por relações com a ditadura

A petição será entregue à CBF no 49º aniversário do golpe civil-militar que instaurou a ditadura no Brasil em 1964. Entre as figuras públicas que assinaram o documento estão Chico Buarque de Hollanda e Fernando Gabeira. Cópias da petição serão enviadas à direção dos 20 principais clubes que participam do Campeonato Brasileiro e a todas as federações estaduais de futebol.

Discursos durante o regime militar

Vladimir Herzog foi assassinado em 1975, quando estava ilegalmente detido nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Informações de Defesa Interna (DOI-Codi), controlado pelo Exército, em São Paulo. José Maria Marin era deputado estadual à época,  filiado ao antigo Arena, partido que garantia fachada legal e sustentação política ao regime na época do assassinato. Em 9 de outubro de 1975, Marin usou um aparte durante uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo para pedir  providências às autoridades contra a atuação de supostos militantes de esquerda na TV Cultura, emissora em que Herzog trabalhava como diretor de jornalismo.

O discurso está registrado no Diário Oficial de São Paulo. Dezesseis dias depois, em 25 do mesmo mês, Herzog foi ilegalmente detido e assassinado, após apresentar-se voluntariamente no DOI-Codi. A jornalista Rose Nogueira que trabalhava no jornal Última Hora da TV Cultura em 1975, sob a direção de Herzog,  afirma que os discursos de Marin na Assembleia intimidavam a equipe de jornalismo da emissora.

Confira o depoimento em vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Cerca de um ano após a morte de Herzog, em 7 de Outubro de 1976, Marin fez um discurso de elogio ao delegado Sérgio Fleury, personagem ativo da repressão e violência durante a ditadura. No pronunciamento Marin considera que Fleury “deveria ser uma fonte de orgulho para a população de nossa cidade.”  “Sérgio Fleury se dedica ao máximo, sem medir esforços nem sacrifícios para honrar não apenas a polícia de São Paulo, mas acima de tudo seu título de delegado de polícia”, disse o então deputado em discurso também reproduzido pelo Diário Oficial.

Em circulação desde 19 de fevereiro, a petição está no site Avaaz, uma plataforma online que permite iniciativas em nível local, nacional e internacional. O movimento ganhou força ainda maior nos últimos20 dias, depois que José Maria Marin usou o site da CBF para se defender das acusações feitas contra ele.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário