one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministério Público Federal no Pará informa que a obra afetará a Terra Indígena Munduruku.

Imagem:

Compartilhar:

Ministério Público anuncia medidas judiciais sobre a operação Tapajós nesta quinta-feira

Criado em 03/04/13 19h56 e atualizado em 03/04/13 20h49
Por Leandro Melito - Portal EBC*

Índios Munduruku
Ministério Público Federal no Pará informa que a obra afetará a Terra Indígena Munduruku. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O Ministério Público Federal no Pará vai anunciar novas medidas judiciais em relação à Operação Tapajós e outras ações do governo federal  para a execução dos projetos de usinas hidrelétricas na região. As informações serão divulgadas em coletiva de imprensa que será realizada nesta quinta-feira (04).

A Operação é formada por agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. Na última quinta-feira, 28 de março, um destacamento com cerca de 250 oficiais se deslocou para a aldeia Sawré Maybu, em Itaituba.

Em comunicado do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Indígenas relatam que policiais fortemente armados, espalhados nos principais pontos de acesso à aldeia, têm feito revistas, registros fotográficos e interrogatórios

“Há desencontro de informações governamentais sobre os objetivos da operação mas, de acordo com o Ministério das Minas e Energia o intento seria dar proteção militar a uma expedição de estudos preparatórios para a instalação das usinas”, diz comunicado do MPF. O orgão solicitou à Justiça Federal a suspensão da operação por risco de conflito iminente, mas não foi atendido.

Nesta quinta, o líder indígena Valdenir Munduruku relatará a situação atual com a presença dos militares e policiais na terra indígena e entregará um documento solicitando a continuidade do trabalho realizado pelo Ministério Público sobre o caso ao procurador da República Ubiratan Cazetta.

Representantes do Cimi e do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) também estarão presentes na ocasião.

Consulta prévia

O Ministério Público cobra do governo a realização de consulta prévia com os indígenas para a realização das obras na região. Em carta ao governo, os indígenas denunciam a presença ostensiva da polícia no território indígena e afirmam que está abertos ao diálogo mas “o governo federal não aguardou a reunião das lideranças Munduruku, marcada para 10 de abril, para dizer como queremos ser consultados”.

Segundo o MPF o histórico na região é de tensão desde o ano passado por conta da construção das usinas. Em novembro de 2012 uma operação da Polícia Federal resultou na morte de um indígena, que causou a revolta dos Munduruku. A morte de Adenilson Kixiri é alvo de investigação do MPF em Santarém.

Histórico

A Justiça Federal proibiu a concessão da licença ambiental para a hidrelétrica São Luiz do Tapajós, a pedido do Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA), enquanto não forem realizadas consulta prévia aos índios afetados e avaliação ambiental integrada de todas as usinas planeadas para a bacia do rio Tapajós. A hidrelétrica é parte do Complexo Hidrelétrico Tapajós, conjunto de cinco usinas que o governo pretende construir na bacia do rio.

Apesar da proibição, uma decisão da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Santarém permitiu a entrada de cerca de 80 pesquisadores, entre biólogos, engenheiros e técnicos nas terras indígenas para a realização de parte dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) da hidrelétrica São Luiz do Tapajós.

Decreto

Para garantir a consecução dos estudos, o governo federal, através do Decreto Nº 7.957, de 12 de março, alterou a lei que regulamenta o funcionamento da Força Nacional, garantindo que a a companhia poderá ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação de Ministro de Estado.

Com esse decreto, no dia 21 de março o Ministério de Minas e Energia (MME), solicitou o uso da Força Nacional no estado do Pará. No dia seguinte, uma portaria  do Ministério da Justiça autorizou o emprego do efetivo da companhia e cerca de 250 homens da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal foram deslocados para a região de Itaituba, às margens do rio Tapajós, sob justificativa de que acompanhariam os trabalhos do EIA.

* Com informações do Ministério Público Federal do Pará e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário