Digite sua busca e aperte enter


Sala com os arquivos do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) de São Paulo que estão sendo digitalizados e disponibilizados na Internet

Imagem:

Compartilhar:

Wikileaks: EUA mostravam preocupação com morte de Zuzu Angel

Criado em 08/04/13 21h56 e atualizado em 08/04/13 22h12
Por Leandro Melito - Portal EBC

Um documento de 10 de maio de 1976 enviado pela embaixada dos EUA em Brasília para os escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e disponibilizado pelo Wikileaks mostra a preocupação do governo norte-americano com a reprecussão da morte da estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel, assassinado por agentes da marinha em 1971.

“A morte de Zuzu Angel que ocorreu em 14 de abril, quando o automóvel que ela estava dirigindo deixou a rodovia após sair de um túnel no Rio, está sendo amplamente veiculado na imprensa”, diz o telegrama. “A cobertura da imprensa notou que a cena do incidente não mostrou marcas de derrapagem ou frenagem”, destaca o telegrama.

O documento relata diferentes versões veiculadas na sobre as possíveis causas do acidente. “Embora o relatório oficial sobre o incidente fosse esperado para ser emitido dentro de cerca de um mês, alguns jornais supõem que ela poderia ter cochilado, desviado para evitar um pedestre, ter sido cortada por outro veículo ou se distraído ao sair do túnel", aponta.

A carta, que está disponível online, não descartava a hipótese de acidente, mesmo que negado pela ditadura da época. "As afirmações de que houve um crime eram de se esperar, e não incluem referência a qualquer evidência. No entanto, é interessante que tais afirmações surjam e que, embora eles pareçam extremos,  não podem ser descartadas”.

Em 1998, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos julgou o caso e reconheceu o regime militar como responsável pela morte da estilista. Segundo depoimentos, ela teria sido jogada para fora da pista por um carro pilotado por agentes da repressão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário

Publicidade