one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Impasse é um documentário sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Foi produzido em Florianópolis em 2010. O documentário aborda, ainda, o Projeto Tarifa Zero, principal bandeira do Movimento Passe Livre

Imagem:

Compartilhar:

Conheça as origens do Movimento Passe Livre

Criado em 18/06/13 17h16 e atualizado em 18/06/13 20h45
Por Leandro Melito - Portal EBC*

Brasília - Um dos principais atores das manifestações que tem se espalhado por todo o território nacional com adesão cada vez maior da população, o Movimento Passe Livre (MPL), cuja principal bandeira é a tarifa zero no transporte público, surgiu de forma espontânea e embrionária há dez anos em Salvador, capital da Bahia.

Em 2003, durante dez dias, milhares de jovens, estudantes e trabalhadores fecharam as principais vias públicas da cidade para protestar contra o preço dos ônibus, evento que ficou conhecido como “Revolta do Buzu” e deu origem ao documentário de mesmo nome dirigido por Carlos Pronzato.

Leia também:

Saiba os locais onde acontecem novos protestos nesta terça-feira, 18
Entenda o que significa a chamada PEC 37

Em 2004, inspirados nos acontecimentos de Salvador, foi a vez de Florianópolis (SC) ser palco dos protestos que ficaram conhecidos como “Revolta da Catraca”, com participação de estudantes, associações de moradores, professores, sindicatos e população em geral.

Em 2005, o “Movimento Pelo Passe Livre” da capital catarinense organizou uma grande plenária no quinto Fórum Social Mundial, onde nasceu o Movimento Passe Livre, como um movimento social autônomo, apartidário, horizontal e independente, que luta por “transporte público de verdade, gratuito para o  conjunto da população e fora da iniciativa privada”.

Documentário sobre o Movimento Passe Livre e Projeto Tarifa Zero

Impasse é um documentário sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Foi produzido em Florianópolis em 2010. Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência policial, Impasse revela o que pensam usuários, empresários e representantes dos governos municipal e estadual. O documentário aborda, ainda, o Projeto Tarifa Zero, principal bandeira do Movimento Passe Livre. Saiba mais em docdois.com.br. Assita o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

* Com informações do site TarifaZero

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário