one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestas em Brasília ocuparam região próxima ao Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Protestos reúnem mais de 200 mil pessoas em nove capitais

Criado em 17/06/13 21h02 e atualizado em 17/06/13 22h42
Por Portal EBC

Brasília - A onda de protestos nesta segunda-feira (17) tomou as ruas de pelo menos nove capitais do país, totalizando 230 mil pessoas em diferentes localidades. Os manifestantes foram além das palavras de ordem contra o aumento no preço de tarifas de transporte, e incluíram críticas aos gastos para a construção de estádios para a Copa do Mundo, o ataque à corrupção, a caciques do Congresso Nacional e até à Proposta de Emenda Constitucional 37, que restringe os poderes de investigação do Ministério Público.

O Rio de Janeiro abrigou a maior marcha do dia. A Polícia Militar do Estado não divulgou estimativas, mas a Coope/UFRJ calculou 100 mil pessoas nas ruas. A manifestação percorreu a avenida Rio Branco e chegou à Cinelândia, no centro da cidade, de onde partiram para a Assembleia Legislativa, na Rua 1º de Março, onde na quinta-feira passada (13) ocorreram os primeiros confrontos com a Polícia Militar. No trajeto, houve vaias e palavras de ordem também contra a Polícia. Nas proximidades da sede da Alerj, houve confronto, e os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Um carro chegou a ser incendiado e uma viatura depredada.

Manifestações: confira galeria de fotos dos protestos pelo Brasil

Em Brasília, apesar de a manifestação ter reunido 5 mil, segundo a Polícia Militar, dois dias depois dos protestos na estreia da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, no sábado (15), os ativistas marcharam até o Congresso Nacional. Depois de permanecer diante de um cordão de isolamento, um grupo ultrapassou a faixa e chegou a subir na cobertura do prédio. A sessão no Plenário do Senado foi suspensa. As críticas ao senador José Sarney e ao deputado federal Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dividiram-se com os gritos e faixas contra a corrupção e os gastos para a realização da Copa do Mundo.

Em São Paulo, estimativas da PM apontam 30 mil participantes, ante até 65 mil, segundo dados do Instituto Datafoha. A concentração no Largo da Batata, na zona Oeste da cidade, e seguiu até a Marginal Pinheiros, de onde dividiu-se em duas partes. Uma dirigiu-se até a Ponte Jornalista Roberto Marinho, prometendo chegar até a sede da TV Globo na capital paulista. Outro grupo seguiu para o Palácio dos Bandeirantes, na zona Sul. As palavras de ordem dividiam-se entre o prefeito Fernando Haddad, o governador Geraldo Alckmin, e a presidenta Dilma Rousseff, além do Congresso Nacional e denúncias de corrupção. Pela manhã, os manifestantes haviam recusado-se a combinar o trajeto da marcha com as forças policiais.

A capital mineira abrigou manifestações em direção ao Estádio do Mineirão, onde seria realizada partida entre Nigéria e Taiti, pela Copa das Confederações. Depois de avançar, os 20 mil manifestantes, segundo fontes oficiais, foram retidos com bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e força policial. A Praça Sete, em Belo Horizonte, chegou a ser fechada durante o protesto. Um jovem caiu de um viaduto e está em estado grave.

No fim da tarde, 10 mil manifestantes protestaram em Porto Alegre, segundo a Brigada Militar. No início da noite, houve confronto com a Polícia, com bombas de gás lacrimogêo e um ônibus foi incendiado. A marcha avançou pela região central e ocupou a Praça Montevidéu. Salvador, Curitiba, Maceió e Belém também abrigaram protestos.

 

Confira também:

Manifestação em São Paulo reúne 30 mil pessoas

Confira galeria de fotos dos protestos pelo Brasil

Dilma: manifestações são legítimas e próprias da democracia

Mercadante defende direito de jovens protestarem

OAB vai acompanhar protestos no país

Governo está preocupado com manifestações e aberto ao diálogo, diz ministro

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário