one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação em São Gonçalo pede redução da passagem, ensino de qualidade e investimento em saúde

Imagem:

Compartilhar:

O povo na rua: integrantes de grupos explicam motivações dos protestos pelo Brasil

Criado em 19/06/13 19h31
Por Portal EBC

Durante quase duas semanas, manifestações em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília aparecem como assunto das redes sociais, da mídia e de qualquer roda de conversa. Para entender o que pensam alguns grupos envolvidos, o Portal EBC realizou um bate-papo virtual com o integrante do Movimento Passe Livre de São Paulo, André Ciola; do Comitê Popular da Copa em Salvador (BA), Argemiro Almeida e da Marcha das Vadias do DF, Valéria Matos.

André Ciola destacou que, apesar da diversidade de pautas, o foco das manifestações não pode ser perdido: a luta contra o reajuste das passagens de transporte público. Após a repressão da polícia da manifestação em São Paulo na última quinta-feira (13), vários grupos passaram a apoiar e a realizar novos protestos em outras cidades do país. “A revolta é popular, genuinamente popular, não existe um único líder”, apontou.

As manifestações também ganharam cartazes com dizeres contra os gastos para a Copa do Mundo de 2014.  Para Argemiro, os atos são reflexos de várias violações que vieram à tona pelo coletivo. Segundo o ativista, o foco nos megaeventos viola os direitos da população como o acesso à saúde. "Imagina se acontecem interpéries de saúde para a população durante o evento. Onde vão conseguir atender todas essas pessoas?", questionou.

Outras manifestações já estavam agendadas para o mês de junho e passam a assumir as reivindicações sobre o transporte público. É o caso da Marcha das Vadias do Distrito Federal, marcada para o próximo sábado (22). Valéria Matos explicou que a pauta da atividade é “em luta contra violência contra a mulher, o sexismo, lesbofobia, racismo, entre outros”. Mesmo assim, ela destacou que o transporte público precisa estar entre as pautas do momento.

Confira locais com novos protestos marcados para esta quinta-feira (20):

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário