one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Segurados do INSS fazem fila em postos de atendimento para fazer perícias médicas

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Previdência: INSS muda regras para combater fraudes contra aposentados

Criado em 22/07/13 09h48 e atualizado em 23/07/13 10h44
Por Portal EBC

INSS
A renovação do consignado é atualmente regulamentada pela Instrução Normativa 28 da Previdência (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O INSS baixou resolução para coibir fraudes em empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. A partir de agora, a margem do benefício que pode ser utilizada para empréstimo consignado passa a ficar bloqueada durante o período de análise da denúncia de fraude. Também só será permitido que o aposentado comprometa, no máximo, 30% do orçamento, mesmo que faça mais de um empréstimo. O consignado movimenta, hoje, mais de R$ 73 bilhões.

Leia mais:

Saiba quando e como receber o benefício do Abono Salarial 2013/2014

Confira o resultado do concurso 1513 da Mega-Sena, feito no último sábado

Segundo o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca, antes, o instituto cancelava o empréstimo suspeito de fraude e restituia posteriormente esta margem ao aposentado. "Agora, nós estamos fazendo esse processo de suspensão, mantendo a margem retida até o final da apuração do fato.”, explica Brunca.

O diretor explica que às vezes, os aposentados eram induzidos a erro por intermediários, a pedir o cancelamento com a expectativa de que ele não tivesse que cumprir a obrigação contratada. Como o nome do aposentado era tirado do sistema, ele podia fazer outros empréstimos em outros bancos, e assim o ciclo das fraudes continuava. "Agora, nós só vamos liberar a margem quando concluir a apuração e, dessa forma, o beneficiário está preservado. Se ficar provado que há, sim, uma fraude: são feitas a restituição do valor, o pagamento dos atrasados e o cancelamento do contrato. Agora, se não for fraude, é restabelecido o desconto e segue o processo, normalmente, como já havia anteriormente feito.”, explica o diretor.

As denúncias relacionadas a fraudes em empréstimos consignados devem ser feitas à Ouvidoria-Geral da Previdência Social, pelo Portal da Previdência, em www.previdencia.gov.br, ou pela Central de Atendimento, discando o número 135.

Para saber mais informações sobre empréstimos consignados, clique aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário