one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Desmilitarização da polícia

Imagem:

Compartilhar:

Portal EBC promove debate sobre desmilitarização da polícia nesta quinta-feira

Criado em 31/07/13 14h49 e atualizado em 01/08/13 16h31
Por Portal EBC

 

Assim como diversas outras reivindicações populares, a desmilitarização da polícia brasileira foi um dos assuntos que veio à tona após manifestações ganharem as ruas do país em junho.  Episódios de violência na atuação da Polícia Militar são apresentados como motivadores para mobilização a respeito do tema, principalmente nas redes sociais.

Para entender melhor o que é a desmilitarização, os prós e contras de se adotar a proposta, o Portal EBC realizou nesta quinta-feira (1º) um bate-papo sobre o tema. Especialistas debateram o modelo de polícia no Brasil, a questão do corporativismo e da impunidade policial, a violência nas manifestações e apresentaram propostas para uma política de segurança pública eficiente. Para os participates, desmilitarização não é só "tirar a farda" de militar.

Confira a íntegra do debate sobre desmilitarização com Alexandre Ciconello, advogado especialista em direitos humanos, Nelson Gonçalves de Souza, militar da reserva, especialista em segurança pública e professor da Universidade Católica de Brasília e Carlos Weis, coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

Leia mais:

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

A discussão não é nova. Duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC 102 e PEC 430) tramitam no Congresso Nacional sobre o assunto. Além de desmilitarizar a PM, as propostas tratam, também, da unificação das policias Militares e Civis. De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe à Polícia Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. 

Para assistir ao bate-papo, acesse esta página no horário do debate. Participe também enviando suas dúvidas e seus comentários pelo Twitter, Facebook e Google+ do Portal EBC ou usando a hashtag #policia

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário