one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


prodeaf aplicativo móvel celulares

Imagem:

Compartilhar:

Aplicativo de celular aumenta interação entre ouvintes e surdos

Criado em 15/10/13 14h35 e atualizado em 16/10/13 13h22
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

prodeaf aplicativo móvel celulares
A ferramenta ProDeaf Móvel traduz frases em português para Libras e funciona com mais precisão se conectado à internet. Contudo, nem sempre ele traduz uma frase ou termo em um conjunto de sinais e, sim, traduz letra por letra a partir do alfabeto de Libras. (Reprodução)

O ambiente web aumenta os desafios para pessoas com deficiência auditiva. A opinião é da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mária Lúcia de Souza. "Há muitas limitações em decorrência da especificidade linguística", explica. Contudo, empresas focadas em acessibilidade buscam soluções criativas para facilitar a interação entre surdos e ouvintes.

Recentemente, uma dessas empresas, a  ProDeaf, ganhou o Prêmio Anuário Tele.Sintese de Inovação em Comunicações por causa do seu aplicativo para celulares ProDeaf Móvel. A ferramenta traduz frases em português para Libras, funcionando com mais precisão se conectado à internet. A ideia do ProDeaf Móvel surgiu em 2010 no curso de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir da convivência com o estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo.

Contudo, nem sempre a ferramenta consegue traduzir um termo ou expressão em um conjunto de sinais. Nesses casos, o personagem virtual traduz, letra por letra, a frase do português para os códigos do alfabeto de Libras - como se estivesse soletrando um nome próprio. O ProDeaf Móvel é gratuito e está disponível para testes nas plataformas do IOS, Windows Phone e Android.

Interpretação pelo contexto
No vídeo abaixo (em Libras e legendado), a intérprete Maria Lúcia aponta que, mesmo com as limitações de linguagem, as novas tecnologias tem contribuido cada vez mais para aumentar a interação entre surdos e ouvintes. "A comunidade surda parabeniza esses espaços como meio motivacional da acessibilidade", enfatiza.

Segundo a intérprete, algumas dificuldades são superadas por meio do conhecimento, da aprendizagem e da interação.

Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Leia também:

Aprenda a dizer "Feliz Dia das Crianças" em Libras

Deficientes terão tradução em libras e ônibus especiais no Mané Garrincha

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário