one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Restos mortais de Jango chegam a Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Jango recebe homenagem de chefe de Estado após 37 anos

Criado em 14/11/13 12h44 e atualizado em 03/12/13 12h40
Por Portal EBC

Homenagem ao ex-presidente João Goulart após exumação
Corpo de Jango chegando na base aérea de Brasília (Patrícia Barcelos / Facebook)

Brasília – Após 37 anos de sua morte, João Goulart recebeu homenagens de chefe de Estado na manhã desta quinta-feira (14), em Brasília. A cerimônia, com honras militares, incluiu execução do hino nacional, saraivadas de 21 tiros e a presença da presidenta Dilma Rousseff e de ministros. A viúva, Maria Tereza Goulart, parentes, os ex-presidentes Fernando Collor de Mello, José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva também participaram. Fernando Henrique Cardoso, que se recupera de uma diverticulite, não pode participar da homenagem. Maria Tereza mostrou-se emocionada durante a solenidade.

Assim que a aeronave da Força Aérea Brasileira tocou o solo da Base Aérea brasileira, às 11h20 de Brasília, foi iniciada a cerinômia. Jango foi o único presidente brasileiro a falecer fora do território nacional. À época, em 1976, ele morava em Mercedes, na Argentina, e não recebeu qualquer tipo de homenagem do Estado brasileiro, apesar de ter ocupado a presidência de setembro de 1961 a março de 1964, além de dois exercícios como vice-presidente.

Os restos mortais de Jango foram trazidos a Brasília para análise forense, em laboratórios da Polícia Federal até 6 de dezembro. Depois, o material recolhido será enviado a instituições internacionais. O objetivo é descobrir se ele foi assassinado. Por imposição do regime militar brasileiro, Jango foi sepultado em sua cidade natal, São Borja (RS), a 615 km a oeste de Porto Alegre, sem passar por necrópsia. Ele foi vítima de golpe de Estado, que desencadeou uma ditadura militar, que durou de 1964 a 1985.

Não houve pronunciamentos durante a cerimônia. Antes, Dilma havia declarado, por meio de sua conta no Twitter, que a solenidade de honra ao ex-presidente João Goulart “é uma afirmação da democracia” no Brasil, que se consolida com este gesto histórico. “Hoje é um dia de encontro do Brasil com a sua história. Como chefe de Estado da República Federativa do Brasil participo da recepção aos restos mortais de João Goulart, único presidente a morrer no exílio, em circunstâncias ainda a serem esclarecidas por exames periciais. Junto comigo estarão ex-presidentes da República, o presidente do Senado e políticos de todas as vertentes. Este é um gesto do Estado brasileiro para homenagear o ex-presidente João Goulart e sua memória.”

A solicitação de exumação partiu da Comissão Nacional de Verdade. Desde o falecimento de Jango, existe a suspeita de que a morte tenha sido articulada pelas ditaduras do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Após os exames, os despojos voltam a São Borja. A data do retorno, 6 de dezembro, coincide com o dia de morte do ex-presidente, em 1976.

Parentes e amigos próximos do ex-presidente sustentam a tese de que a morte pode ter sido causada pela substituição de medicamentos rotineiros de Goulart, feita por agentes da repressão uruguaia. Investigações conduzidas pela Comissão Nacional da Verdade indicam que o ex-presidente foi uma das vítimas da Operação Condor, montada pelas ditaduras militares do Brasil, da Argentina e do Uruguai para perseguir opositores.

A exumação do corpo foi iniciada na quarta-feira (13), no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja. Os trabalhos foram concluídos após 18 horas, às 2h da madrugada desta quinta. Por causa da demora, além do previsto, a soledidade em Brasília atrasou por mais de uma hora. Foram envolvidas 12 pessoas segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Os profissionais são do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai, incluindo o médico João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente.

A exumação é coordenada pelo Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal e ocorrerá em duas etapas.

A primeira etapa é envolve exames antropológicaos que detalharão informações sobre substâncias venenosas que eram usadas no Brasil, na Argentina e no Uruguai e podem ter causado o envenenamento do ex-presidente. Nesse momento, serão reunidos dados médicos e pessoais. Além disso, será feita a análise do DNA. A segunda etapa constará do exame toxicológico dos restos mortais de Goulart para confirmar se houve envenenamento.

Confira também:

João Goulart recebe honras de chefe de Estado nesta quinta

Exumação dos restos mortais de Jango será dia 13

Exumação de João Goulart em São Borja é o assunto de Tema Livre na quinta-feira

Comissão da Verdade faz missão preparatória para exumação de Jango

*Com informações da Agência Brasil

Atualização: a matéria permaneceu com erro até o dia 3/12, quando foi corrigida a informação do título e do texto. João Goulart recebeu honras de Estado após 37 anos de sua morte e não 47 como havia sido dito anteriormente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário