one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulher grávida

Imagem:

Compartilhar:

Milhares saem às ruas em Madrid para prostestar contra aborto

Criado em 17/11/13 13h29 e atualizado em 17/11/13 15h54
Por Lusa

Madrid, 17 nov (Lusa) – Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Madrid contra o aborto. Cinco ativistas do grupo feminista Femen, que estavam nos protestos com mensagens pró-aborto escritas no peito, foram detidas pela polícia.

A manifestação iniciou um pouco antes do meio-dia da praça da Puerta del Sol e seguiu pela rua Alcalá. Segundo a agência EFE, as cinco ativistas da Femen esperaram junto de um cruzamento daquela rua, uma das principais de Madrid, e quando a marcha se aproximou despiram-se da cintura para cima para mostrar e gritar mensagens como “O aborto é sagrado” e “Liberdade para abortar”.

Os manifestantes, muitos vestidos com camisetas pintadas com a frase “Direito à vida”, foram convocados por grupos conservadores para exigir alterações à lei de 2010 que descriminalizou o aborto.

Alguns integrantes dos grupos conservadores enfrentaram as ativistas, lançando ‘spray’ e gritando “abortistas terroristas”, antes de a polícia chegar ao local e as deter.

“Foi um espetáculo lamentável. Tive que agarrar as crianças porque elas queriam ver o que se passava. Todos temos direito a protestar, mas com bom senso”, disse um dos manifestantes, Arturo Tardio, de 55 anos, à agência France Presse.

O governo espanhol, de direita, prometeu tornar a lei do aborto mais rígida, mas o projeto tem sido adiado com a imprensa noticiando as divisões no Partido Popular.

A lei, aprovada pelo governo socialista em 2010, permite o aborto até às 14 semanas de gravidez ou, em caso de risco de saúde para a mãe ou de deficiência grave do feto, até às 22 semanas.

O atual governo não anunciou até agora o que pretende mudar na lei, mas o ministro da Justiça, Alberto Ruiz-Gallardon, encarregado da alteração, disse que o aborto deve ser proibido nos casos de deficiência do feto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário