one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entidades da sociedade civil

Imagem:

Compartilhar:

Seminário debate papel das Organizações da Sociedade Civil na América Latina e Caribe

Criado em 11/11/13 14h14 e atualizado em 11/11/13 14h21
Por Adital

Seminário debate papel das Organizações da Sociedade Civil na América Latina e Caribe
As organizações vêm sofrendo um processo de criminalização, tanto por parte dos meios de comunicação, como dos próprios governos(CMI)

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) tem um papel primordial em nossa sociedade. Essas organizações lutam por uma ampliação da democracia, pela defesa dos direitos humanos, em prol especialmente de setores discriminados, marginalizados e excluídos, além de atuar na defesa dos bens comuns, contra a mercantilização da natureza e a expropriação dos territórios.

Porém, nos últimos anos, essas organizações vêm sofrendo um processo de criminalização, tanto por parte dos meios de comunicação, como dos próprios governos. A existência das OSCs tem sido ameaçada pelo ambiente político e legal em diversos países.

Nesse sentido, a Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) promove, em parceria com a Mesa de Articulación, plataforma de articulação de ONGs da América Latina e Caribe, o Seminário Internacional - A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina. Financiado pela União Europeia, o projeto traz pensadores renomados, jornalistas e economistas de toda América Latina para refletir sobre avanços e desafios nas relações entre sociedade civil organizada, setor privado e governos.

O evento tem como objetivo visibilizar a contribuição das organizações no aprofundamento da democracia na América Latina e no Caribe, refletir sobre o seu papel e levantar os avanços e as dificuldades, de forma a pensar em medidas para tornar o ambiente favorável e enfrentar o processo de criminalização.

O seminário, que é gratuito e ocorre no dia 12 de novembro em São Paulo, conta com a participação de diversas ONGs latino-americanas.

Expositores

O chileno Miguel Santibañez, presidente da Asociación Chilena de ONG - Acción será responsável pela abertura do evento. Sérgio Haddad, da Ação Educativa e do Fundo Brasil de Direitos Humanos, falará no Painel 1 sobre "O Papel das Organizações da Sociedade Civil na Construção da Democracia e Seus Obstáculos", com moderação de Loreta Bravo (Acción - Chile). O debatedor será Silvio Caccia-Bava (Instituto Pólis e Le Monde Diplomatique Brasil).

O segundo painel terá como tema "Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil nas Lutas pela Transformação Social" com a participação do jornalista e ativista uruguaio Raúl Zibechi, com moderação de Laura Becerra (Equipo Pueblo, do México) e o debatedor será Jorge Balbis, da Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo - ALOP).

Encerrando o seminário, a conferência "Crises e Transformações no Capitalismo Contemporâneo", será ministrada pelo economista mexicano Oscar Ugarteche, com moderação de Ivo Lesbaupin (Iser Assessoria e Abong). Todos os painéis e conferência contarão com debate com o público.


Serviço

Seminário Internacional - A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina
Data: 12 de novembro de 2013 (terça-feira)
Horário: 9h - 18h30
Tel: 11- 3237-2122
Site: www.abong.org.br

Vivian Ragazzi - Assessora de Comunicação
Contato: (11) 3237-2122; cel: (11) 95137-9404
E-mail: seminario.internacional@abong.org.br

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário