one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Comunicação Comunitária foi tema de um bate papo no estande da EBC e com participação de Renê Silva

Imagem:

Compartilhar:

Campuseiros falam sobre comunicação comunitária no estande #EBCnaCampus

Criado em 31/01/14 22h07 e atualizado em 01/02/14 09h50
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

A Comunicação Comunitária foi tema de um bate papo no estande da EBC e com participação de Renê Silva
Dar voz aos cidadãos que não se veem retratados na mídia é o grande objetivo de Rene Silva, criador e editor-chefe Voz da Comunidade (Anderson Falcão/Portal EBC)

Dar voz aos cidadãos que não se veem retratados na mídia é o grande objetivo de Rene Silva, criador e editor-chefe Voz da Comunidade, primeiro jornal do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A Comunicação Comunitária foi tema de um bate papo no estande da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite desta sexta-feira (31/1), durante a sétima edição da Campus Party em São Paulo.

Leia mais notícias da Campus Party 2014

Rene conversou por mais de uma hora com outros campuseiros, boa parte deles envolvidos em projetos sociais ou educacionais em suas comunidades. "Foi uma experiência incrível poder conversar com o Rene, é um exemplo que com certeza eu vou levar para a minha cidade no interior de São Paulo", afirma Diego Pires Rodrigues, coordenador do projeto Rede Join, um grupo colaborativo de educomunicação para jovens dos ensinos fundamental e médio de escolas no município de Agudos.

Durante a palestra, Rene contou a história do jornal comunitário que ficou nacionalmente conhecido durante a ocupação do Complexo do Alemão, em novembro de 2010, e mostrou o vídeo do programa Aglomerado, da TV Brasil, em que fala da sua cobertura da implantação das Unidades de Pacificação na comunidade, feita via Twitter.

Confira entrevista com Rene Silva:

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Para ele, a visão da grande mídia sobre as comunidades do morro mudou desde que começaram as pacificações, mas ainda há problemas na apuração. "A grande mídia não destaca os problemas sociais que existem dentro das comunidades, então a gente precisa ter um espaço pra mostrar o que está acontecendo", defende o jovem de 20 anos.

Atualmente, o Portal Voz das Comunidades divulga notícias do Complexo do Alemão e de comunidades parceiras. A comunicação entre o veículo e os moradores é feita das mais diferentes formas: pelas redes sociais ou até mesmo caminhando, na rua. "A gente tenta o máximo possível trabalhar com a comunidade e não para a comunidade", diz Rene.

Durante a palestra, a educadora social e blogueira Aline Kelly também apresentou seu trabalho, o blog Inspiração Sustentável. Voltado à temática social, o projeto fala de temas como sustentabilidade, participação social, economia criativa e novos modelos de negócios que sejam mais inclusivos, novas tecnologias e processos colaborativos que busquem qualidade de vida, discussões e ações em prol de uma sociedade mais igualitária.

Confira imagens do bate papo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário