one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Greve dos professores do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Manifestações de junho: pesquisador mapeia mobilização popular no Twitter

Criado em 30/01/14 22h21 e atualizado em 31/01/14 08h46
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Em junho do ano passado, uma onda de insatisfação ganhou força entre milhares de brasileiros e culminou nas manifestações que ocuparam as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e muitas outras cidades pelo país. Muitas delas foram convocadas e disseminadas pelas redes sociais.

Confira mais notícias da Campus Party 2014

Fabio Malini, coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Internet e Cultura (Labic) na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, começou a monitorar, já naquele mês, as hashtags que explodiram no Twitter, como #VemPraRua, #PasseLivre, #Protesto e #OGiganteAcordou, em um mapeamento que seguiu até 30 de outubro. Nesta quinta-feira (30), o pesquisador conversou com o Portal EBC, após falar ao público da Campus Party sobre os resultados do estudo.

"Nuvem" apresenta as expressões mais twittadas sobre as manifestações entre 15 de junho e 30 de outubro de 2013 (Fonte: Fabio Malini/Labic)

“Essas hashtags vão amadurecendo e se constituindo em outras mobilizações políticas. É um movimento que se consolidou em algumas agendas e que é difuso, mas tem pautas bastante concretas”, afirma. Segundo ele, o auge da mobilização foi no dia 17 de junho, quando 180 mil pessoas usaram a palavra “protesto” em suas postagens no microblog. “São muitas pessoas atentas, produzindo informação na rua e na rede”, avalia o docente.

“O número de tweets com a palavra ‘protesto’ no dia 17 superou os 300 mil. No dia 20, foram mais de 50 mil tweets”. Para Malini, é curioso observar que o volume de mensagens do primeiro dia seja superior ao do segundo, considerado por ele o evento mais midiático dos protestos, quando manifestantes ocuparam o Congresso. “A rua produziu muito mais comoção”, conclui.

17 de junho: O auge da mobilização no twitter | Create Infographics

Ao analisar o movimento das redes, o pesquisador observa picos e oscilações. “Você tem uma queda do #VemPraRua, mas não porque a rua se tornou desmotivante e sim porque agora se precisa falar contra a polícia que mata o Amarildo, porque se precisa regionalizar essas lutas, falando de #protestoBH e #protestoCE.  Em determinados lugares, como o Rio de Janeiro, esse movimento não cessou. A cada possibilidade de aumento de passagem de transporte público, mais movimentos se constituem”, avalia.

No mapa, confira a distribuição encontrada pelos pesquisadores para os tweets de acordo com cada região (Fonte: Fabio Malini/Labic)

O entrevistado considera ainda que as pautas se tornaram mais objetivas ao longo do tempo. “Os black blocs elegeram a desmilitarização da polícia como uma pauta que unifica grupos tão distintos. Os militantes do passe livre têm muito claras as pautas, como tarifa zero, mais ciclovias e uma nova mobilidade urbana. Grupos de combate à corrupção elegem leis mais duras, controles dos gastos e transparência. As figuras que estão no poder têm que interpretar essas pautas”.

Leia também: #ProtestosBR: Pesquisadores apresentam dados sobre manifestações de rua e internet

Para Malini, entretanto, toda essa mobilização nas redes não é uniforme. Ela reúne diferentes perspectivas, de acordo com o professor. “Uma rede é uma disputa de perspectivas. Existem relações estabelecidas entre grupos, que ‘ocupam’ uma mesma hashtag, mas têm comportamentos e pontos de vista distintos”.

O docente usa como exemplo os vários sentidos dados aos internautas a “vandalismo”. Ele divide os grupos que discutem esse tema em cinco categorias:

1) Conservadores
São aqueles que estão vinculados a um pensamento capitalista e que dizem que vandalismo é um ato contra a propriedade privada.

2) Governistas
Para o grupo, um ato de vandalismo é contrário ao estado de direito. Identifica-se com o discurso de que não se faz manifestação com máscara, por exemplo.

3) Indignados
São perfis que nasceram na internet a partir das ruas e dizem que vândalo é o Estado.

4) Celebridades
Incluem artistas, políticos e outros indivíduos de grande popularidade. Discutem vandalismo de forma primitiva. Vândalo, para esses personagens, é alguém violento em geral.

5) Niilistas
Não acreditam em nenhuma dessas subjetividades e adotam o discurso de que ninguém pode dar solução à sociedade brasileira atual. Mantém-se crítica de forma geral. Nessa rede, entram os humoristas, que satirizam tudo e todos.

O pesquisador acredita que a mobilização virtual colaborou para uma mudança de mentalidade política. Outra consequência teria sido o desdobramento das pautas iniciais. “É um volume muito grande de gente que agora se transmuta em novos movimentos, como #NãoVaiTerCopa e #Catracaço”.

Assista à íntegra da entrevista com Fabio Malini

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário