one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa da prefeitura busca recuperação de usuários

Imagem:

Compartilhar:

Programa de apoio a dependentes de crack cadastra 360 usuários na Cracolândia

Criado em 29/01/14 18h53 e atualizado em 29/01/14 19h54
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Programa Braços Abertos - recuperação de usuários de crack - São Paulo
Programa da prefeitura busca recuperação de usuários (Foto: João Luiz/ SECOM - Fotos Públicas)

O Programa De Braços Abertos cadastrou 360 usuários de crack que vivem na região da Luz, no centro da capital paulista. A iniciativa da prefeitura busca atender aos dependentes, oferecendo auxílio financeiro, moradia, trabalho e capacitação profissional. O balanço divulgado hoje (29) contabiliza 127 atendimentos médicos, sendo que em 95 pessoas foram encaminhadas para pequenos cuidados, com ferimentos ou torções.

Leia mais notícias sobre o assunto no Portal EBC

Desde o início da operação há 15 dias foram apreendidas 1,1 mil pedras de crack. Durante todo o mês de janeiro as policias Civil e Militar apreenderam 891 quilos da droga na região chamada Cracolândia, onde é desenvolvida a ação.

Para o prefeito Fernando Haddad, os números são importantes porque mostram que o chamado fluxo [de viciados e traficantes] diminui dia a dia, envolvendo as pessoas com trabalho, com a terapia. Ele destaca que a operação da prefeitura e da polícia faz com que  “aquela região da cidade vá perdendo interesse para o narcotráfico que não vê mais ali ambiente para as suas atividades”, destacou o prefeito.

Haddad apresentou os resultados do programa ao lado do secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Grella. Ambos ressaltaram o trabalho conjunto - de assistência social e policial - desenvolvido na área, apesar do desentendimento em relação a intervenção da Polícia Civil na última quinta-feira (23).

Na ocasião, agentes do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) usaram balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo contra usuários de drogas. Funcionários da prefeitura que faziam assistência aos dependentes também foram atingidos.

Grella disse o problema foi pontual. “É algo superado, porque nós temos um compromisso maior de trabalharmos juntos, cooperarmos”, ressaltou o secretário. Segundo ele, nos últimos dias, 25 pessoas foram presas em flagrante na Cracolândia por crimes como tráfico e roubo, além da captura de foragidos.

A Polícia Militar (PM) mantém 122 homens na área, divididos por turnos e apoiados por motos e bases fixas. A Guarda Civil Metropolitana tem 120 agentes com oito viaturas e duas motos. “O trabalho tem como objetivo não deixar que ali se torne uma zona livre de tráfico de entorpecentes”, acrescentou o secretário.

Haddad destacou que a ação do Denarc não afetou a confiança dos dependentes químicos  no programa municipal, como a prefeitura temia. “Nós não perdemos a confiança dos beneficiários do programa, porque na sexta-feira (24) a Operação Trabalho funcionou normalmente. O atendimento social e médico funcionou normalmente”, pontuou. De acordo com o prefeito, alguns usuários pediram o aumento da carga de trabalho para ficarem mais tempo afastados das ruas.

O programa da prefeitura acolhe dependentes químicos em hotéis da região central e oferece uma bolsa para que eles trabalhem por quatro horas por dia no serviço de limpeza de ruas, calçadas e praças no centro da cidade. Cada usuário recebe um salário mínimo e meio, que inclui os gastos com alimentação, hospedagem, além de R$ 15 por dia de trabalho.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário