one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

ONU condena Coreia do Norte por crimes contra a humanidade

Criado em 17/02/14 12h26 e atualizado em 17/02/14 15h41
Por Carolina Sarres Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Uma ampla gama de crimes contra a humanidade tem sido cometidas na Coreia do Norte, verificou a Organização das Nações Unidas (ONU), em um relatório sobre a situação dos direitos humanos no país divulgado hoje (17). Segundo a organização, as violações são cometidas pelo próprio aparato do Estado. A ONU pede, no documento, ação da comunidade internacional para solucionar a questão no país, inclusive, o encaminhamento das denúncias ao Tribunal Penal Internacional.

Em um documento de 400 páginas a Comissão de Inquérito da ONU sobre Direitos Humanos na Coreia do Sul constatou "atrocidades indizíveis" cometidas no país.

"A gravidade, a escala e a natureza dessas violações revelam um Estado que não tem qualquer paralelo com o mundo contemporâneo. Esses crimes contra a humanidade incluem extermínio, assassinato, escravidão, tortura, prisões, estupros, abortos forçados e outras violências sexuais, perseguição política, religiosa, racial, de gênero, transferência forçada de população, desaparecimento forçado de pessoas e o ato desumano de sabidamente causar fome prolongada", informou o relatório.

Leia também outras notícias em Internacional

Para a ONU, a comunidade internacional tem de assumir responsabilidades na proteção dos norte-coreanos contra esses crimes, pois o governo do país falhou em fazê-lo. De acordo com a comissão da organização, a Coreia do Norte tem muitos atributos de um Estado totalitário.

"Há uma quase total negação do direito de liberdade de pensamento, consciência e religião, assim como liberdade de opinião, expressão, informação e associação", relata a ONU.

Segundo o documento, a chave para o sistema político do país são os vastos aparatos políticos e de segurança usados para vigiar, coagir, impor medo e punições para impedir qualquer tipo de dissidência em termos de expressão. Execuções públicas, desaparecimentos forçados e campos de prisioneiros são os meios mais usados para "aterrorizar" a população e a manter em submissão.

Veja a reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Estima-se que entre 80 mil e 120 mil presos políticos estejam atualmente detidos em quatro grandes campos, em que a fome tem sido deliberadamente usada como forma de controle e punição. Para a ONU, essas violações relacionadas ao direito à alimentação e ao direito de ir e vir resulta na vulnerabilidade de mulheres e meninas ao tráfico sexual - especialmente à China, em que ainda há a possibilidade de serem flagradas e repatriadas.

"Mulheres repatriadas grávidas são regularmente sujeitas a abortos e os bebês que chegam a nascer, mortos", diz o relatório.

A comissão da ONU enviou uma carta ao líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com um sumário das conclusões - especialmente em relação ao fato de que muitas violações são cometidas, sistematicamente, pelo próprio Estado; por entes estatais; ou por omissão deliberada.

Na Carta, a organização informou que iria recomendar o encaminhamento da questão ao Tribunal Penal Internacional para que os culpados sejam punidos, inclusive o próprio Jong-un.

Edição:Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário