one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nesta quinta-feira (20), o Portal EBC realiza  a partir das 15h o bate-papo ao vivo "1964: os caminhos do Golpe"

Imagem:

Compartilhar:

Filho diz que Jango evitou divisão do Brasil

Criado em 18/03/14 14h36 e atualizado em 20/03/14 18h01
Por Portal EBC

Brasília – Para lembrar os 50 anos do Golpe de 1964, o Portal EBC realizou bate-papo ao vivo nesta quinta-feira (20) com a participação de João Vicente Goulart, filho do Jango e da professora Argelina Cheibub Figueiredo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O hangout “Caminhos do Golpe” discutiu as condições políticas no momento em que os militares depuseram o presidente João Goulart e interromperam a democracia no país por 21 anos. "A grande vitória de Jango foi não ter resistido. Caso contrário, nós teríamos um país dividido", afirmou João Vicente.

Assista aqui ao bate-papo na íntegra

Leia também: Rubens Paiva defendeu legalidade do governo Jango no dia do Golpe de 64

O bate-papo foi mediado pela jornalista da TV Brasil Ana Graziela Aguiar.

A professora Argelina Cheibub Figueiredo do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), lembrou o contetxo político que levaram ao golpe. Autora do livro Democracia ou reformas: alternativas democráticas à crise política 1961-1964, ela explicou que as reformas de base propostas por Jango foram importantes para deflagração do golpe. "O mundo era divido em duas áreas diferentes de influência política, era o período da Guerra Fria. As ideias progressiatas eram vistas como uma tendência à revoluação e ao comunismo. Era um ambiente muito polarizado", explicou.

João Vicente lembrou que tinha 7 anos quando ocorreu o Golpe e contou como o momento histórico afetou a vida de sua família. "Nós não tinhamos a dimensão da tragédia que estava se abatendo sobre a democracia, sobre nossa Constituição, e a dimensão que tomaria os longos anos de ditadura militar. Tivemos que sair às pressas e de um dia pro outro nos vimos no exílio, em um lugar diferente, com uma língua duiferente", lembrou. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário