one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


LAI lei de acesso à informação pública

Imagem:

Compartilhar:

Para Unesco, Lei de Acesso à Informação precisa ser mais usada

Criado em 27/03/14 18h43 e atualizado em 28/03/14 10h01
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, o francês Lucien André Muñoz, disse hoje (27) que a  Lei de Acesso à Informação, aprovada em novembro de 2011, é muito importante, mas ainda depende de um processo de aprendizado da sociedade para uso mais frequente da legislação.

Leia mais notícias

“Se a gente compara com a Índia ou a Suécia, que são países nos quais [o acesso à informação] tem mais tempo, são milhões de pedidos que surgiram da sociedade. No Brasil, onde [a lei] foi aprovada há dois anos apenas, agora que as pessoas estão começando a entender que elas têm o direito de pedir essa informação sobre qualquer assunto da gestão pública, de hoje ou do passado. É um processo também de informação e de aprendizado, e de entender que elas [pessoas] têm o direito de contribuir para constituir uma memória”, informou à Agência Brasil.

Lucien Muñoz participou, hoje, do seminário O Programa Memória do Mundo e a documentação sobre violações de direitos humanos, organizado pelo comitê do programa no Brasil, no Arquivo Nacional, centro do Rio de Janeiro. O programa reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor para a cultura e a memória da humanidade.

Durante o seminário, foram apresentados alguns projetos desenvolvidos para o registro de informações de fatos que ocorreram no período do regime militar, tanto no Brasil como na Argentina. “O que estou entendendo desta reunião é que uma das particularidades do Brasil talvez seja o papel muito ativo das instituições públicas, e nem tanto da sociedade civil, mas acho que é um processo em que a própria sociedade civil, se informando melhor da existência desse programa, vai começar a ser mais ativa também", avaliou.

O representante da Unesco disse que, por considerar um trabalho muito bom, a Unesco dá importância ao programa no mundo inteiro. “A finalidade é promover uma cultura de paz, e a melhor forma de promover a paz é documentar bem o que foi a história dos povos e se conhecer mutuamente, registrar tudo isso, para que as novas gerações e outras culturas possam também abordar, de forma objetiva, esses registros, e se conhecer melhor. Isso significa gerar um respeito mútuo, e a partir daí a aceitação das diferenças e obviamente a contribuição a um mundo onde a paz seja a base”, disse ele.

Julien destacou que o desrespeito aos direitos humanos não se restringe à história do Brasil, e lembrou que ocorreram também em outros países. “Sempre, na história dos povos e dos países haverá páginas mais ou menos escuras e momentos mais difíceis de revisar e aceitar, mas que fazem parte das nossas raízes. Temos que enfrentá-los para poder evitar que certos erros da história se repitam e poder aprender com as passagens mais infelizes”, analisou.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário