one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Catadores de material reciclável

Imagem:

Compartilhar:

Comissão Especial da Câmara vai debater seguridade social a catadores

Criado em 21/05/14 18h10 e atualizado em 22/05/14 07h58
Por Luciano Nascimento Edição:Helena Martins Fonte:Agência Brasil

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (21) uma Comissão Especial voltada para debater uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 309/13) que inclui os catadores de material reciclável na seguridade social.

Leia mais notícias

De acordo com um dos autores da proposta, deputado Padre João (PT-MG), a PEC considera que o “catador de material reciclável que, de certa forma, desenvolve atividade que se assemelha à do produtor rural, é um trabalhador de baixa renda e que não tem regularidade de rendimentos”.

A PEC altera o artigo 195 da Constituição, incluindo os catadores na mesma regra diferenciada de contribuição dos produtores rurais e pescadores artesanais. O regime de seguridade social destas categorias consiste na aplicação de uma alíquota sobre o resultado da comercialização da produção. Também assegura auxílio-doença no valor de um salário mínimo e aposentadoria especial por idade: 55 anos paras as mulheres e 60 para os homens.

Padre João destacou a necessidade de ter mecanismos de proteção aos catadores. “Primeiro, porque seu trabalho é braçal, exercido sob condições climáticas adversas, enfrentando forte sol ou chuva. Em segundo lugar, porque, ao final, efetua a venda do material que recolheu, ou seja, é possível que sua contribuição à seguridade social ocorra mediante aplicação de uma alíquota sobre o resultado da comercialização, a ser recolhida pelo adquirente”.

De acordo com o deputado, a medida deve beneficiar cerca de 500 mil catadores em todo o país. “Assim como os trabalhadores rurais são essenciais para produzir os alimentos de que tanto necessitamos, os catadores de material reciclável são imprescindíveis para a preservação do meio ambiente”, justificou.

Editor: Helena Martins

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário