one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A celebração é considerada uma das mais simbólicas na Bahia e articula duas matrizes religiosas distintas – a católica e a afro-brasileira.

Imagem:

Compartilhar:

Em decisão, juiz federal diz que crenças afro-brasileiras não são religiões

Criado em 16/05/14 12h27 e atualizado em 16/05/14 17h09
Por Renata Martins* Fonte:Portal EBC

Terreiro de umbanda
Terreiro de umbanda ( Aline Scaravelli/Creative Commons 2.0)

O juiz federal Eugenio Rosa de Araújo, do Rio de Janeiro, afirmou que crenças de origem afro-brasileiras não se constituem em religiões. Ele negou um pedido para que o Google Brasil retirasse do Youtube um total de 15 vídeos de intolerância e discriminação religiosas.

De acordo com o magistrado da 17º Vara Federal, para que uma crença seja considerada religião é preciso ter um texto base - como o corão e a bíblia, hierárquica e um Deus a ser venerado.

Confira a decisão aqui

“Ele faz essa definição ao largo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem base histórica, cultural, científica e legal”, afirmou Marcelo Righetti, presidente da Associação Nacional de Mídia Afro (Anma).

Foi a partir de uma denúncia da Anma, que o Ministério Público Federal entrou com o pedido para a retirada dos vídeos. “Com muita frequência, vídeos preconceitos, que estimulam a intolerância e  discriminação a religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Camdomblé, são postados na internet”, disse Righetti.

Leia mais notícias sobre cidadania

A ação civil pública do Ministério Pùblico Federal pede a retirada de 15 vídeos, que ligam as manifestações religiosas de matrizes africanas ao “mal” e ao “demônio”, um dos vídeos transmite a mensagem de que as pessoas podem “fechar os terreiros de macumba”.

A decisão causou indignação nas redes sociais. Pelo Twitter, internautas criticaram a decisão do juiz da 17º Vara Federal.

Na última sexta-feira (9), o Procurador da República Jaime Mitropoulos, do Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, recorreu da decisão ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Confira o recurso (agravo de instrumento) aqui

 

*Com informações do MPF

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário