one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grupo se reúne na Praça dos Três Poderes para incentivar a adoção

Imagem:

Compartilhar:

Grupo se reúne na Praça dos Três Poderes para incentivar a adoção

Criado em 25/05/14 16h09 e atualizado em 25/05/14 19h33
Por Yara Aquino Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Dia Nacional da Adoção em Brasília
Dia Nacional da Adoção (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Acompanhada das duas filhas adotivas, a bancária Lúcia Frattini Ramos se juntou a outras mães e filhos adotivos na tarde de hoje (25), na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para celebrar o Dia Nacional da Adoção. A intenção de Lúcia e das cerca de 60 pessoas que participaram do evento é difundir informações sobre a adoção e despertar o interesse das pessoas para as cerca de 5,4 mil crianças e jovens aptos a serem adotados.

Dados do Cadastro Nacional de Adoção mostram que, das 5,4 mil crianças e jovens aptos para adoção, 4,3 mil (80%) estão na faixa etária acima de 9 anos.

Saiba como foi o Dia Nacional da Adoção no Rio de Janeiro

Lúcia Frattini relata que o interesse pela adoção surgiu durante a infância e foi concretizado há nove anos. Foram três anos até chegar à primeira filha que, no momento da adoção, tinha 4 anos. “O primeiro ano é de adaptações. A criança que vive em uma instituição não tem noção de muitas coisas que uma criança que sempre viveu em uma família tem. É um processo de aprendizado mútuo”, conta. O segundo processo também demorou três anos e ela decidiu adotar uma menina de 7 anos. “Você precisa ter muita certeza do que quer para enfrentar os desafios”, avalia Lúcia, que é mãe solteira.

A organizadora do evento e presidenta da organização não governamental Aconchego, Soraya Pereira, realiza pelo segundo ano a mobilização na Praça dos Três Poderes. Ela defende que fazer com que as pessoas conheçam a realidade da adoção e da convivência familiar é importante para mudar a ideia de que filho só pode ser biológico. “Queremos chamar a atenção para essas crianças e adolescentes que são esquecidos e para esse contexto da convivência familiar e comunitária, e mostrar que a adoção, o apadrinhamento são formas de constituir família e vínculos”.

Leia também outras notícias em Cidadania

Para se habilitar à adoção é preciso ter idade mínima de 18 anos, independentemente do estado civil. Outra condição é que haja diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida. O primeiro passo dos candidatos a pai e mãe é procurar a Vara de Infância e Juventude e lá buscar as informações sobre o que fazer e os documentos necessários.

Também no evento, Zita Leal estava com a filha adotiva de 13 anos que fez questão de comentar que quando foi adotada era muito pequena e agora já está mais alta que mãe. Quando resolveu realizar o sonho de ser mãe, Zita optou por não procurar apenas um bebê. A única condição é que fosse uma menina até quatro anos. “Um dia me ligaram da Vara da Infância e fui conhecê-la. Em um das visitas, ela me perguntou se eu era a mãe dela e eu questionei: você quer? Ela balançou a cabeça dizendo que sim. Hoje não sei como seria minha vida sem ela”, relata.

Zita se queixa da demora no processo, que durou quase três anos, mas encoraja as famílias a adotar, explicando que, no começo, a adaptação pode ser difícil para a criança que vem do abrigo porque tudo é novo e diferente da realidade que ela conhecia até então. Para os pais, o desafio é o mesmo de educar um filho biológico, diz ela.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário