one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os participantes da 4ª Marcha Nacional contra a Homofobia fizeram o ato para lembrar as estatísticas de assassinatos contra homossexuais no Brasil.

Imagem:

Compartilhar:

Homofobia gera um assassinato a cada 28 horas no Brasil

Criado em 16/05/14 19h36 e atualizado em 17/05/14 11h10
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC*

4ª Marcha Nacional contra a Homofobia
Os participantes da 4ª Marcha Nacional contra a Homofobia fizeram o ato para lembrar as estatísticas de assassinatos contra homossexuais no Brasil. (Antonio Cruz/ Agência Brasil )

No Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado neste sábado (17), o Brasil se depara com a violenta realidade que atinge esses grupos. Entre 2013 e 2014, foram documentados 312 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, de acordo com relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Os números representam um assassinato a cada 28 horas. E o ano de 2014 começa ainda mais violento: só em janeiro foram assassinados 42 homossexuais, um a cada 18 horas.

Ao longo dos anos:

Em 2012, a cada 33 horas um homossexual é assassinado no país

Brasil teve 6.809 denúncias de homofobia em 2011

Com isso, o Brasil continua sendo o campeão mundial de crimes homo-transfóbicos, segundo agências internacionais,  concentrando quatro quintos (4/5) de todas execuções do planeta, sendo que  40% dos assassinatos de transexuais e travestis no ano passado foram cometidos no Brasil.

Os estados que lideram a violência são Pernambuco e São Paulo, onde mais vítimas foram assassinadas. Já os estados de Roraima e Mato Grosso são considerados os mais perigosos para esse segmento. Manaus e Cuiabá foram as capitais onde registraram-se mais crimes homofóbicos.

Quando as regiões são analisadas, o Nordeste é a mais violenta, com 43% de homocídios. Os estados menos violentos foram o Acre, sem notificação de mortes de homossexuais nos últimos três anos, seguido do Amapá e do Espirito Santo, respectivamente com 1 e 2 ocorrências.

Veja o mapa dos assassinatos de homossexuais no Brasil em 2013/2014, com dados compilados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Clique nas cidades para ver o número de vítimas ou consulte as informações por estado:


Visualizar MAPA DOS HOMOCÍDIOS NO BRASIL – 2013 em um mapa maior

O maior número de vítimas desses homicídios são os gays masculinos, com 59% dos casos; travestis representam 35%, lésbicas 4%. Bissexuais também constam na lista, representando 1%.

O levantamento de mortes inclui 10 suicidas gays que tiveram como motivo de seu desespero não suportar a pressão homofóbica, como aconteceu com um jovem de 16 anos, de São Luís, que se enforcou dentro do apartamento.

Nos Estados Unidos (cuja população tem cerca de100 milhões de habitantes a mais que o Brasil), foram registrados 16 assassinatos de transexuais em 2013, enquanto aqui foram executadas 108 “trans”.

* Com informações do relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário