one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasilieia (Acre) - Um grupo de 21 haitianos, homens e mulheres, embarca com destino à capital do Acre, de onde seguirão para Belo Horizonte, parar trabalhar. Entre os 200 haitianos que vivem ilegalmente em Brasileia só alguns têm CPF

Imagem:

Compartilhar:

Prefeitura de São Paulo cria abrigo para receber 120 haitianos

Criado em 05/05/14 10h25 e atualizado em 06/05/14 10h08
Por Fernanda Cruz Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Um abrigo com capacidade para 120 pessoas começa a acolher haitianos na capital paulista. O local funcionará como reforço para a Igreja Nossa Senhora da Paz, na Rua do Glicério, no centro, que tem acolhido os haitianos desde o fechamento do abrigo em Brasileia, no Acre, no início do mês passado. Segundo o padre Paolo Parise, diretor do Centro de Estudos Migratórios (CEM) da paróquia, hoje (5), a igreja abriga 70 haitianos. Desde o problema em Brasileia, mais de 550 haitianos passaram pela paróquia.

Leia mais notícias no Portal EBC

Mais de 200 haitianos conseguem emprego no Sul e Sudeste do país

Assista webdoc sobre haitianos traficados

O espaço, pertencente a uma empresa privada, servirá de abrigo emergencial, pois o empréstimo à prefeitura terá duração de três meses. De acordo com o prefeito Fernando Haddad, o espaço foi reformado em caráter de emergência e, posteriormente, será devolvido ao proprietário.

O prefeito disse que a cidade não terá problemas no acolhimento, mas que providências relacionadas à documentação precisam ser tomadas. “Nosso problema não é acolher, o problema é a organização prévia para que eles cheguem com documentação, Carteira de Trabalho. Muitos são roubados antes de chegar ao Brasil, entram no Brasil sem documentação.”

Haddad informou também que discutirá o assunto amanhã (6) com representantes da Embaixada do Haiti no Brasil. "[A finalidade é] garantir que eles [haitianos] saiam do Acre já com a Carteira de Trabalho ou que haja, nem que seja um posto avançado da embaixada, que possa providenciar documentação”, disse ele.

Segundo o prefeito, os haitianos têm conseguido contratação imediata no mercado de trabalho paulistano – 400 dos que chegaram à cidade já estão empregados. “Como a economia continua aquecida, as empresas estão contratando”, destacou. “No ano passado, a cidade de São Paulo recebeu 2,6 mil haitianos. Então, não é novidade receber migrantes. A novidade foi o fluxo intensificado nas últimas semanas”, acrescentou.

Haddad disse que será feito um acordo com o governo do Acre para evitar chegadas inesperadas de haitianos à capital paulista. O governo acriano não comunicou a decisão de fechar o abrigo e retirar haitianos de lá. “É tudo uma questão de organização e planejamento. O governador do Acre está em contato comigo, para estabelecer um trabalho em comum para que não haja surpresas de parte a parte”, explicou. “As pessoas não ficam em São Paulo, daqui elas partem para outras cidades.”

Assista a reportagem do Repórter Brasil:

 

 

Editora Talita Cavalcante

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário