one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ocupe Estelita

Imagem:

Compartilhar:

#OcupeEstelita: após mobilização, prefeitura suspende alvará de demolição do Cais

Criado em 03/06/14 13h06 e atualizado em 17/06/14 10h18
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Brasília - Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (03) entre a prefeitura de Recife e integrantes do movimento Ocupe Estelita, que ocupam há 13 dias a região do Cais José Estelita no bairro de São José, região central da capital Pernambucana, deu início a uma mesa de negociações sobre o projeto Novo Recife, questionado pelos ocupantes do Cais. 

No início da reunião, o prefeito Geraldo Julio (PSB) anunciou a suspensão do alvará de demolição dos armazéns e se colocou como mediador na negociação com o consórcio responsável pelo projeto Novo Recife.“Após os dois encontros pré-agendados, uma nova mesa de negociação será montada com todos os envolvidos, incluindo os integrantes do Movimento Ocupe Estelita”, informa a nota divulgada pela prefeitura do Recife. 

Leia também:

Justiça determina que manifestantes desocupem Cais José Estelita

A arquiteta e urbanista Cris Gouvea, integrante do movimento Direitos Urbanos e participante do Ocupe Estelita, afirma que o alvará já estava inválido mas considera satisfatória a proposta de negociação. “Tem um atraso significativo, mas, uma vez aberto o diálogo, ele é importante e a gente vai continuar com ele”, afirma.

Já o Consórcio Novo Recife informou que “no caso da suspensão do alvará de demolição, noticiada pela imprensa, o consórcio vai esperar a notificação ofcial por meio da medida”. Além disso, ressalta que o consórcio “sempre esteve aberto ao diálogo e cumpriu, como cumprirá, os requisitos legais para continuidade da obra".

Confira fotos da ocupação

Formado pelas empresas Ara Empreendimentos, GL Empreendimentos, Moura Dubex Engenharia e Queiroz e Galvão, o consórcio responsável pela obra adquiriu em 2008 por meio de leilão público parte da área dos antigos armazéns do Cais José Estelita, uma área de mais de 100 m² que pertencia à Rede Ferroviária Federal.

Está marcada uma reunião na próxima quinta-feira (5) com o consórcio responsável pela obra para negociar possíveis alterações no processo.  O movimento Ocupe Estelita colocou como condição para a negociação que, caso o consórcio aceite negociar,  a prefeitura cancele todos os processos administrativos referentes ao projeto que estão em curso. “Faz parte da nossa pauta que todos os atos administrativos irregulares sejam anulados, mesmo sendo da gestão anterior”, afirma Gouvea.

Ouça o áudio: Moradores prometem resistir à demolição do Cais Estelita em Recife

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A Ocupação

A mobilização em torno do Cais José Estelita começou há cerca de dois anos e meio, ainda na gestão de João da Costa (PT), quando o projeto do Consórcio Novo Recife foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano de Recife. Nos últimos treze dias, a mobilização cresceu com a presença de diferentes organizações na ocupação do Cais e na divulgação da causa por meio das redes sociais com o uso da hashtag #OcupeEstelita, que mobilizou também grande parte da classe artística do Recife.

Assista o vídeo: Movimento "Ocupe Estelita" pede reavaliação do projeto Novo Recife

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário