one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Protesto em Copacabana lembra atentado antissemita que matou 85 argentinos

Criado em 21/06/14 18h52 e atualizado em 21/06/14 19h32
Por Vinícius Lisboa Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

A comunidade judaica do Rio de Janeiro e um grupo de jovens argentinos protestou hoje (21) na Praia de Copacabana para lembrar as 85 vítimas de um atentado à Associação Mutual Israelita ocorrido em Buenos Aires em julho de 1994, quando um carro-bomba explodiu na sede da associação.

Leia também no Portal EBC: 

MTST ocupa terreno na zona oeste de São Paulo

Morre no Rio a intelectual e feminista Rose Marie Muraro

Um dos organizadores do protesto, o argentino Enrique Rosenburt, disse que a Justiça do país chegou a apontar iranianos e argentinos como possíveis culpados pelo atentado, mas, 20 anos depois, ninguém foi punido. O protesto foi realizado antes do confronto entre os dois países na Copa do Mundo para pedir justiça às vítimas da explosão. 

"Nosso protesto não é contra nenhum governo, é só para que seja respondida essa questão. É pela memória e pela Justiça", disse Rosenburt, que espera sensibilizar mais pessoas sobre a tragédia. "O mais importante é a conscientização pública das pessoas sobre o que aconteceu num país vizinho. Fazer as pessoas entenderem que, quando um vizinho tem uma dor, a gente tem que se solidarizar, como país latino-americano com uma comunidade judaica."

Fotos das vítimas foram expostas na Praia de Copacabana e o nome de cada um foi dito. No fim, os manifestantes fizeram um minuto de silêncio, o que gostariam que tivesse sido feito também no início do jogo no Mineirão, em Belo Horizonte. "O Congresso Judaico Latino-Americano chegou a mandar um pedido para a Fifa, mas não teve resposta". Um ato simultâneo foi feito em São Paulo.

Morando há três anos no Brasil, Enrique acredita que a comunidade judaica do Brasil, apesar de ser menor que a da Argentina, se integrou melhor à sociedade. "Aqui, outros setores sofrem mais com a discriminação. Na Argentina, ainda há antissemitismo."

Editor: Andréa Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário