one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Operação Condor

Imagem:

Compartilhar:

Justiça italiana avança no julgamento da Operação Condor

Criado em 07/07/14 13h35 e atualizado em 07/07/14 16h45
Por Télam

A justiça italiana aceitou todas as partes envolvidas na fase preliminar do processo, que investiga a morte e desaparecimento de 23 italianos no Uruguai, Chile, Peru e Bolívia no contexto na Operação Condor, montadas pelas ditaduras desses países com participação efetiva do Brasil entre as décadas de 70 e 80.

Militares da Democracia: episódio aborda a Operação Condor

Documentos mostram que Brasil criou e comandou Operação Condor

O juiz da audiência preliminar, Alessandro Arturi, aceitou os familiares dos desaparecidos como parte acusadora assum como os Estados de Itália e Uruguai em representação de seus cidadãos. As decisões foram tomadas na manhã desta segunda-feira (7) na primeira das audiências preliminares que devem acontecer ainda essa semana.

No processo estão atualmente imputadas 33 pessoas entre ex-presidentes e funcionários da Juntas Militares de Uruguai, Chile, Perú e Bolívia. São 16 uruguaios, 11 chilenos, 2 bolivianos e 4 peruanos, todos eles membros das juntas militares e serviços de segurança de seus respectivos países entre os anos de 1973 e 1978.

No início do processo o número de acusados era de 35 pessoas, mas diminuiu após a morte de dois acusados: o militar chileno Odlanier Rafael Mena Salinas e o ex-ditador do Uruguai, Juan María Bordaberry. A Operação Condor, coordenou a repressão da oposição política nas décadas de 1970 e 1980 nos regimes ditatoriais de Chile, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário