one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival Latinidades

Imagem:

Compartilhar:

Marcha das Mulheres Negras terá edição nacional em 2015

Criado em 25/07/14 19h37 e atualizado em 25/07/14 19h53
Por Mariana Tokarnia Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

No dia Internacional da Mulher Afro-Latina e Afro-Caribenha, comemorado hoje (25), organizações anunciaram, durante o Festival Latinidades 2014: Griôs da Diáspora Negra, a Marcha das Mulheres Negras 2015. A caminhada acontecerá no dia 13 de maio do ano que vem, em Brasília, sob o tema Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver.

Leia também:

Pesquisadora relaciona cantoras de samba a lutas do movimento de mulheres negras

O dia 13 de maio marca a abolição da escravatura no Brasil e é também o Dia Nacional de Denúncia do Racismo. Essa será a primeira marcha nacional dos movimentos de mulheres negras. O objetivo, segundo manifesto da marcha, disponível na internet, é "denunciar a ação sistemática do racismo e do sexismo com que somos atingidas diariamente mediante a conivência do poder público e da sociedade, com a manutenção de uma rede de privilégios e de vantagens que nos expropriam oportunidades de condição e plena participação da vida social”.

O manifesto destaca que as mulheres negras são 49 milhões, 25% da população brasileira. A violência está entre os maiores problemas enfrentados pelo grupo social, junto com acesso a saúde de qualidade e liberdade e respeito ao culto de divindades de matriz africana. Segundo a coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU/MG) e integrante do comitê organizador da marcha, Angela Gomes, 70% das mulheres negras morrem dentro do espaço doméstico e isto é ignorado pelos dados oficiais.

"Não estamos reivindicando só a vida dos negros. Nós, mulheres negras, estamos reivindicando nosso projeto de vida, a gente tem um projeto de vida que não é esse projeto que está colocado ali", diz. Ela acrescenta que foi a população negra que teve papel fundamental na construção do Brasil.  "Há 300 anos não temos reparação da nossa história. Ao contrário, mulheres negras ganham 48% do salário das mulheres brancas na mesma função", comparou.

A marcha também vai defender a titulação e garantia das terras quilombolas; o fim das revistas vexatórias em presídios e as agressões sumárias às mulheres negras em casas de detenções; e a investigação de todos os casos de violência doméstica e assassinatos de mulheres negras, com a punição dos culpados.

Confira reportagem da TV Brasil sobre o Festival Latinidades

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Editor: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário