one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Integrantes da Marcha das Mulheres na abertura das atividades paralelas dos movimentos sociais na Cúpula dos Brics

Imagem:

Compartilhar:

Movimentos sociais apresentam reivindicações na reunião do Brics

Criado em 14/07/14 21h57 e atualizado em 14/07/14 22h54
Por Mariana Tokarnia e Helena Martins Fonte:Agência Brasil

A Copa ajudou a dar visibilidade e a promover a unidade de movimentos em torno de pautas conjuntas. “Mesmo que não tenhamos conseguido a mobilização que imaginávamos, tivemos visibilidade. O [movimento] repercutiu na mídia nacional e internacional”, diz a coordenadora-geral do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), Sandra Quintela, que integra o Comitê Popular da Copa no Rio de Janeiro.

Saiba mais no Portal EBC:

Ministros do Brics criticam resposta à crise econômica e temem impactos no bloco

Empresários do Brics vão sugerir troca direta de moeda entre países do bloco

Com o fim da Copa do Mundo ontem (13), a agenda de lutas continua. É o que espera Jussara Bastos, integrante da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de São Paulo. “As pautas da classe trabalhadora nunca terminam. Se se avança na questão habitacional, a conquista abre um leque para outras questões que envolvem a qualidade de vida”, afirma.

O MTST foi um dos que teve mais reivindicações atendidas no período, conseguindo, inclusive, firmar acordo com o governo federal. “Fomos para a rua com pautas muito claras e específicas, e sabendo de quem cobrar”, disse Jussara. A expectativa é que mais ocupações ocorram no próximo período, fortalecendo a luta por moradia.

Em Fortaleza, o MTST ocupa, desde o dia 5 deste mês, um terreno no bairro Paupina. Cerca de 2 mil famílias participam da ocupação, segundo o movimento, que reivindica a construção de 2 mil unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

A capital cearense, que recebe a 6ª Conferência de Cúpula do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, também recebe seminário sobre o desenvolvimento do país, articulado por movimentos sociais. A programação inclui debates sobre respeito aos direitos humanos nos países envolvidos, desigualdades socioambientais e direitos das mulheres, dentre outros.

No encontro, o Comitê Popular da Copa, em conjunto com outras entidades, como a Rede Jubileu Sul Brasil, também lançará cartilha sobre os impactos da Copa. “Os temas estão relacionados. Vamos discutir o legado, os países que exploram, os gastos etc”, diz o integrante da Rede Jubileu Sul Brasil, Francisco Vladimir Lima da Silva.

No encerramento do encontro do Brics, em Brasília, haverá ato público para pedir asilo para o ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden, que denunciou ações de espionagem cibernética norte-americana. Ativistas entregarão uma carta ao governo brasileiro, na próxima quarta-feira (16), às 11h, no Ministro da Justiça, em apoio a Snowden.

“Estarão aqui [autoridades] para debater esse modelo de desenvolvimento que a gente condena. Vão discutir a criação de um banco para financiar justamente os megaprojetos e megaeventos”, diz o integrante do Comitê Popular da Copa no Distrito Federal, Thiago Ávila, para quem este é o momento de pautar o desenvolvimento “para poucos”.

As eleições também estão marcadas no calendário de atividades dos movimentos. “Agora que as lutas serão feitas mais fortemente, até o período eleitoral”, diz a integrante do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa em Belo Horizonte, Amanda Medeiros. Para ela, o que aconteceu na cidade onde mora foi um “Estado de exceção. Os atos foram duramente reprimidos”. Logo no início da Copa, o uso de máscaras foi proibido por lei estadual. “Vamos correr atrás das articulações, ver o que os candidatos vão fazer, pressionar o poder público”, acrescenta.


Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário