one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mãos acorrentadas

Imagem:

Compartilhar:

Enem: entenda como funciona o trabalho escravo na atualidade

Criado em 22/08/14 13h00 e atualizado em 18/09/14 14h06
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

A despeito dos avanços legislativos alcançados, a escravidão ainda é uma prática constante na sociedade.  Para esclarecer dúvidas sobre situações de desrespeito ao trabalhador, o quadro Pode Cair no Enem entrevista o professor de história de cursos pré-vestibulares e do site Aula Livre.net, Fabrício Indrusiak.  ‘’O Enem costuma abordar questões sociais na redação e na prova de ciências humanas. São  textos nos quais o aluno deve tirar sua interpretação e formular uma resposta politicamente correta’’, comenta Indrusiak. No Brasil, é recorrente encontrar empregadores que submetem os operários ao trabalho escravo ou ao trabalho análogo à escravidão.

Leia mais notícias de Educação no Portal EBC

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem
 
Em ambos os casos, o cidadão é prisioneiro de seu trabalho. ‘’O que difere estes termos é que no trabalho escravo existe a coação junto com o cerceamento da liberdade, ou seja, o trabalhador fica impedido de sair do local. Já no trabalho análogo à escravidão há o sentimento de prisão moral e a dependência do pouco salário recebido. As dívidas acumuladas impedem o indivíduo de se desligar do ofício e criam seu aprisionamento'', ensina o professor.

Migração

O problema é agravado pelas levas migracionais. Ao chegar em um novo país, os trabalhadores podem ser vítimas de condições precárias para se sustentar. Um exemplo deste fenômeno são os imigrantes bolivianos  submetidos a esta cadeia produtiva na indústria têxtil. ''As fábricas de produtos manufaturados usam imigrantes asiáticos, africanos e sul-americanos. É preciso ter cuidado com as rotas migracionais, como a dos ganeses que aconteceu em 2014. Existe um ciclo econômico e devemos perguntar a quem interessa esse grande contigente migracional'', opina. 

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 
O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário