one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sessão do Congresso, 1979 - Os deputados do MDB – Movimento Democrático Nacional – Ulysses Guimarães e Freitas Nobre e o senador Paulo Brossard, líderes da campanha conhecida como Frente Pela Redemocratização do País

Imagem:

Compartilhar:

Lei de Anistia completa 35 anos

Criado em 27/08/14 19h21 e atualizado em 28/08/14 12h12
Por Leandro Melito - Portal EBC

João Baptista Figueiredo
João Baptista Figueiredo, último presidente da Ditadura Militar (1979 - 1985) (Agência Nacional)

Brasília - A Lei de Anistia (Lei nº 6.683) foi promulgada pelo último presidente da Ditadura Militar no Brasil (1964 - 1985), João Baptista Figueiredo, no dia 28 de agosto de 1979 - primeiro ano de seu mandato - após um amplo processo de mobilização popular que culminou no embate parlamentar entre Arena (Aliança Renovadora Nacional) - partido de sustentação da ditadura -  e MDB (Movimento Democrático Brasiliero), que representava a oposição ao regime no Congresso Nacional.

Em 28 de junho de 1979, o então presidente Figueiredo apresenta ao Congresso o projeto de Lei nº 14/79 de autoria do Executivo, com a proposta de anistiar "aos que hajam cometido crimes políticos ou conexos".  "Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política", define o texto.

Ouça o áudio da apresentação do projeto no Congresso Nacional 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Anistia ampla geral e irrestrita

O projeto do governo recebeu diversas críticas da oposição parlamentar e do Movimento Pela Anistia, entre elas a expressão "crimes conexos"  que concederia anista tanto aos perseguidos políticos quanto os agentes do Estado que cometeram crimes contra eles.  Mas a principal crítica era a não inclusão dos presos políticos na concessão da anistia: o projeto de Lei escrito pelo ministro da Justiça Petrônio Portella excluia da anistia aqueles que eram considerados terroristas pelo regime militar. Os presos políticos iniciaram  então uma greve de fome em todo o país em  campanha por  anistia "ampla, geral e irrestrita". 

Teotônio Vilela

Teotônio Vilela
Há 30 anos morria o ex-senador Teotônio Vilela (Reprodução TV Brasil)

Filiado à Arena, partido que dava suporte ao regime militar, o senador alagoanoTeotônio Vilela passou para a oposição em abril de 1979 filiando-se ao MDB e exerceu a presidência mista que estudou o projeto sobre a Lei de Anistia encaminhado ao Congresso. Teotônio abraçou a causa e visitou presos políticos em todo o território nacional, colhendo relatos das condições a qual estavam submetidos. Em entrevista à imprensa afirmou não ter encontrado nos presídios nenhum terrorista, mas jovens que lutavam pela democracia. Ouça o áudio com a declaração de Teotônio Vilela 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A matéria tramitou de 28 de junho a 22 de agosto de 1979, quando foi aprovada, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão Mista instalada para sua apreciação, em tumultuada sessão do Congresso Nacional.  O parecer do relator Ernani Satyro (Arena -PB), ex-ministro do Superior Tribunal Militar, foi aprovado pelos líderes dos dois partidos em votação simbólica.  Teotônio Vilela, considera o substitutivo aprovado pior que o projeto apresentado pelo governo e volta a defender a anistia ampla, geral e irrestrita. Ouça o áudio de Teotônio Vilela no Congresso

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Ulysses Guimarães, Paulo Brossard e Freitas Nobre
Sessão do Congresso, 1979 - Os deputados do MDB Movimento Democrático Nacional Ulysses Guimarães e Freitas Nobre e o senador Paulo Brossard, líderes da campanha conhecida como Frente Pela Redemocratização do País (Arquivo MDB / PMDB)

Emenda Djalma Marinho

Com a aprovação do substitutivo da Arena, a esperança do MDB passa a ser a emenda apresentada por Djalma Marinho, da Arena, que considerava conexos os crimes políticos de qualquer natureza praticados por motivação política e extinguia a restrição da anistia aos considerados terroristas pelo regime. O projeto, no entanto, termina rejeitado pelo líder da própria Arena, o deputado Nelso Marchesan. Ouça o áudio da leitura da emenda feita pelo presidente do Congresso, senador Luiz Viana.

O Senador Paulo Brossard, líder da maioria no Senado, considerou a aprovação uma vitória da oposição ao regime, apesar de classificar a anistia proposta como assimétrica e insatisfatória, pois "perdoa todos os agentes da repressão", que teriam torturado até a morte presos políticos, mas "não perdoa todos os acusados de subversão, por julgá-los terroristas". Ouça o áudio  de Paulo Brossard

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

O Senador Jarbas Passarinho da Arena admite que o projeto governamental era a anistia então possível e deveria ser considerado como o primeiro passo, que poderia ser futuramente ampliado, com a inclusão daqueles que não haviam sido anistiados no primeiro momento. Ouça o áudio de Jarbas Passarinho:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O projeto de Lei de Anistia dos militares foi sancionado no dia 28 de agosto pelo general João Batista Figueiredo com a  interpretação de que a anistia teria sido recíproca, favorecendo tanto os perseguidos políticos quanto os agentes do Estado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário