one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aranha, Santos

Imagem:

Compartilhar:

Seppir divulga nota em que condena racismo e cobra ações efetivas da CBF

Criado em 29/08/14 18h33 e atualizado em 29/08/14 19h31
Por Helena Martins Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) procurou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para discutir medidas efetivas de combate ao racismo no esporte. É o que informa uma nota divulgada, há pouco, pela secretaria, que acrescenta que o Santos também foi chamado a debater as ações.

Confira no Portal EBC:

Torcedora filmada insultando goleiro do Santos é afastada do trabalho

Após insultos racistas, Aranha registra Boletim de Ocorrência em delegacia de Porto Alegre

A Seppir destaca a ausência de registros da agressão contra o goleiro Aranha, do Santos, por parte de torcedores do Grêmio, na súmula do jogo elaborada pelo juiz. O árbitro só se referiu ao fato do goleiro ter sido chamado de macaco, em um complemento feito à súmula posteriormente.  “Há medidas recomendadas pela Fifa que ele poderia adotar imediatamente”, disse, por meio da nota, a ministra Luiza Bairros.

Luiza repudiou as agressões e disse que há "uma grande tolerância para práticas de racismo". Para combatê-las, a ministra pediu que mecanismos contra o preconceito sejam acionados dentro do campo, tanto por jogadores e clubes quanto pela torcida. Ela destacou, ainda, a necessidade dos demais atletas se solidarizarem com Aranha.

Hoje (29), a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou que o Grêmio vai ser denunciado por injúria racial contra o goleiro, devido à atitude de parte de seus torcedores.  O clube pode ser multado em até R$ 100 mil. O caso também é investigado pela Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar os responsáveis pelo crime de injúria racista (pelo Código Penal) punido com penas de um a três anos de reclusão e multa.

O atleta foi chamado de “macaco” por torcedores do clube e uma torcedora chegou a ser filmada durante o incidente, ocorrido durante partida disputada ontem (28), em Porto Alegre.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário