one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guia contra a corrupção

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Justiça lança guia sobre proteção a denunciantes de corrupção

Criado em 25/09/14 17h04 e atualizado em 25/09/14 18h10
Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Justiça lançou hoje (25) um guia para difundir os direitos humanos e os mecanismos de proteção das pessoas que denunciam atos de corrupção (para acessar, clique aqui). Originalmente escrito em espanhol, elaborado pelo Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade do Chile, o documento reúne todo o arcabouço legal do continente acerca do tema.

De acordo com o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, a intenção é promover a convergência entre os denunciantes, os defensores de direito humanos e as autoridades. Ele servirá como “manual” para a sociedade. “O que nos motiva é a defesa intransigente dos direitos humanos. O objetivo é conseguirmos implementar uma luta contra a corrupção, a partir da defesa dos direitos humanos", disse Abrão no lançamento do guia.

Leia também:

“Casamento Vermelho” marcará união de prefeituras com ação nas redes

“É extremamente importante essa conexão de combate à corrupção, liberdade de expressão e respeito aos direitos humanos”, acrescentou o vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas.

Com os mecanismos oferecidos pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos, o governo brasileiro avalia que pode haver, inclusive, mudanças de políticas públicas e de estruturas institucionais em matéria de proteção de denunciantes. O guia também pode possibilitar maior visibilidade ao tema, suscitando debates em várias esferas.

“Lançar essa obra no Brasil será uma grande contribuição para organizações da sociedade civil. Nela, encontrarão importantes ferramentas sempre que direitos humanos de denunciantes de corrupção se encontrarem em risco ou já tiverem sido violados“, ressaltou Abrão.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário