one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tortura nunca Mais

Imagem:

Compartilhar:

ONG propõe à Comissão da Verdade de SP criação de mecanismo de combate à tortura

Criado em 03/09/14 18h22 e atualizado em 03/09/14 18h38
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A tortura, método que foi comumente empregado como meio de repressão a presos políticos durante a ditadura militar, ainda é uma prática comum no país, principalmente no sistema carcerário. Por causa disso, a organização não governamental (ONG) Conectas Direitos Humanos solicitou hoje (3) que a Comissão da Verdade de São Paulo crie, por meio de lei, um comitê e um mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura, a exemplo do que já existe no Rio de Janeiro.

A proposta foi entregue na tarde desta quarta-feira ao presidente da Comissão da Verdade, deputado estadual Adriano Diogo (PT), que prometeu protocolar o documento amanhã (4). A permanência da tortura no país, mesmo após a redemocratização, foi discutida na tarde de hoje pela comissão. “A tortura é um crime de oportunidade. As coisas estão postas para que esse crime continue acontecendo”, disse Lucia Nader, diretora da ONG.

Leia também:

Comissão da Verdade identifica corpo de desaparecido político pela primeira vez

Segundo ela, vários fatores explicam a permanência desse crime no país. “O primeiro fato é que a tortura é aceita pela sociedade. Há uma passividade da sociedade brasileira com relação a isso. Outro fato que permite que a tortura aconteça é a invisibilidade, já que é um crime subnotificado. Se um preso é torturado, não há para quem denunciar o crime. E, finalmente, o sistema de Justiça é muito falho”, disse ela, durante a audiência pública da comissão.

No Rio de Janeiro, o Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura foram criados em 2010, por meio da Lei 5.778 e são vinculados à Assembleia Legislativa. Segundo Renata Lira, integrante do mecanismo, ele ainda funciona de forma “precária” para conseguir fiscalizar as mais de 50 unidades prisionais do estado. No entanto, ela alerta que a criação do organismo foi fundamental para o estado fluminense.

“Tem sido muito importante ter um grupo de pessoas que possam entrar nas unidades prisionais e saber exatamente o que está acontecendo lá dentro”, falou ela. “Para São Paulo, que tem o maior contingente de presos e presas do Brasil, é fundamental se criar um mecanismo contra a tortura e que possa trabalhar de forma a que se tenha dados mínimos do que aconteça nesses locais [unidades prisionais]”, acrescentou.

Segundo estudo conduzido por José de Jesus Filho, integrante da Pastoral Carcerária e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, divulgado em março deste ano, que analisou o perfil de 751 presos de dez unidades prisionais de São Paulo, 75% deles relataram terem sido vítimas de tortura no momento da prisão. “Temos um número alto de casos, mas é difícil contá-los porque a tortura ocorre em ambiente que é de acesso restrito”, falou à Agência Brasil.

Para ele, a criação do órgão seria muito importante para reduzir a violência institucional. No entanto, ressaltou que esse órgão deve ser independente. “O processo de composição deve ser amplo, participativo e transparente. Qualquer pessoa da sociedade pode integrá-lo. Além disso, ele deve ter autonomia financeira porque, sem isso, não haveria condições de atuar, como ocorre no Rio de Janeiro, onde eles não têm carro e não há como se deslocar. Aqui temos prisões distantes uma da outra e é quase impossível visitá-las sem carro”, falou.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário