one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


bandeira lgbtt gay

Imagem:

Compartilhar:

Mercosul vai discutir direitos da população LGBTI

Criado em 16/10/14 22h34 e atualizado em 16/10/14 22h49
Por Monica Yanakiew Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) vão discutir, em novembro, medidas para garantir os direitos da população LGTBI (lésbica, gay, transexual, bissexual e intersexual) no ambiente de trabalho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16), no 1º Seminário Regional sobre Políticas Públicas em Diversidade Sexual, em Buenos Aires.

A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Samanda Alves, representou o Brasil no seminário. Ela destacou os avanços, no país, entre os quais a criação do Conselho Nacional de Combate a Discriminação; a instituição do Dia de Combate à Homofobia (17 de maio); a produção de dois relatórios mapeando a violência homofóbica brasileira; e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ela, no entanto, lamentou a falta de progresso no Congresso, que ainda não votou um projeto de lei penalizando a homofobia.

“Temo que o novo Congresso tampouco aprove a lei, que acabou sendo arquivada”, disse Alves. “Mas a boa notícia e que o Poder Judiciário vem contribuindo para reduzir a discriminação”. Como exemplo, mencionou a decisão de 2013 de permitir que a lei contra o racismo seja usada também em casos de homofobia. Segundo Alves, na Argentina os avanços foram maiores.

O Congresso argentino aprovou, em 2010, o “matrimônio igualitário”. Com a nova lei, casais do mesmo sexo têm os mesmos direitos que casais heterossexuais. Por exemplo, direito a cobrar pensão do conjunge – que não estava previsto em casos de união civil. A partir de 2012, os argentinos e estrangeiros na Argentina têm o direito de mudar o nome e gênero no documento de identidade – sem serem obrigados a consultar médicos e psicólogos ou fazer tratamentos hormonais.

LGTBI

Roza, Cristina e Micaela participam do 1º Seminário Regional sobre Políticas Públicas em Diversidade Sexual, em Buenos Aires

A brasileira Roza de Oliveira Roese, estudante de teatro, que participou do encontro, disse que desde os 6 anos de idade se considera uma mulher, “mas tive que sair do meu país e me mudar para a Argentina para ter direito à minha identidade”. Em Buenos Aires, onde vive desde agosto, ela pode decidir o nome e gênero no documento de identidade “sem ter que pedir autorização a médicos e juízes que não são transexuais e não podem entender o que sentimos”.

Roza participou do debate acompanhada de duas transexuais argentinas: a policial Micaela Bayer e a funcionaria pública Cristina Rolon, que iniciaram suas carreiras profissionais antes da aprovação da lei de Identidade de gênero. “Enfrentei dificuldades, mas quando a legislação foi aprovada descobri que havia mais pessoas no meu trabalho na mesma situação. Hoje somos dez”, disse. O governo argentino também está promovendo trabalhos de conscientização nas forcas de segurança para facilitar o processo de adequação.

Segundo Matilde Garuti – a responsável pela área de diversidade sexual no Ministério do Trabalho argentino – apesar das leis garantirem tratamento igualitário, nem sempre é fácil implementá-las. “Para a população LGTBI, ainda é difícil conseguir trabalho e mantê-lo”, disse. “Por isso é necessário fazer um trabalho de conscientização nas empresas e nos sindicatos que, na hora de discutirem direitos trabalhistas, levem em consideração também os direitos dos LGTBIs”, acrescentou.

Na avaliação de Roza, o Brasil ainda está engatinhando nessa área.  “O Congresso reconhece que o racismo é crime, mas ignora a homofobia e o fato de 15 mulheres trans morrerem todos os dias”, disse.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário