one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Data Popular cobra políticas públicas para as favelas

Criado em 01/10/14 00h41 e atualizado em 01/10/14 14h57
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, disse hoje (30) que as favelas precisam de mais políticas públicas e as populações residentes estão cada vez mais cientes disso. Segundo ele, os recentes processos de pacificação não são solução nem para a segurança nem para questões como a falta de creches e de saneamento básico.

Assista ao progama na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

"Parte das ações das UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] garantiu que o Estado voltasse a ser dono do território. Mas isso não veio acompanhado de um conjunto de políticas públicas como creches, coleta seletiva de lixo", disse. Meirelles, que participou na noite dessa terça-feira do programa Espaço Público, da TV Brasil, destacou ainda que três quartos da população das favelas afirmam ser a favor da pacificação.

Leia também no Portal EBC:

Moradores de favelas do Rio movimentam R$ 12,3 bilhões por ano

TSE autoriza envio do Exército para patrulhar Favela da Maré nas eleições

O pesquisador já conduziu mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente no Brasil. É dele, junto com o fundador da Central Única das Favelas (Cufa) Celso Athayde, o livro Um País Chamado Favela, lançado este ano.

O estudo é a maior pesquisa feita com moradores de favelas no Brasil. A pesquisa envolveu 63 comunidades de 35 cidades brasileiras. Espaços que concentram 2 milhões de pessoas e movimentam anualmente R$ 64,5 bilhões.

"O cidadão dentro da favela passa a ser mais ciente do seu direito", disse. "O que possibilitou esse processo foi a geração de emprego formal, com os impostos retidos na fonte. Você passa a ver o que paga de imposto sobre a renda e isso muda a lógica de poder do cidadão com o Estado", acrescentou.

A favela, segundo Meirelles, é "unanimidade no processo eleitoral". "O que a gente vê claramente é que a favela passou a ter uma relevância maior na pauta da política", disse. O estudo foi apresentado aos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), que, segundo ele, "se comprometeram com um conjunto de pautas relacionadas à favela".

O programa Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Jr. A edição dessa terça contou com a participação da gerente da Agência Brasil, Lana Cristina.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário