one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança chorando

Imagem:

Compartilhar:

Tribunal treina servidores para entrevistar crianças abusadas sexualmente

Criado em 22/10/14 12h36
Por Bruno Bocchini Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está capacitando servidores que atuam na área da infância e da juventude para entrevistar menores vítimas de abuso sexual. A intenção do tribunal com o procedimento, a escuta especial, é evitar um novo sofrimento da criança na hora do depoimento, também chamado de revitimização.

Leia mais notícias:

Protocolo evitará que crianças sofram ao falar sobre traumas sofridos

Prorrogado prazo para grupo de trabalho sobre violência sexual contra crianças

“Quanto menos vezes a gente puder chamar essa criança para ouvi-la, menos nós estamos expondo essa criança a novamente ter que recordar da situação vivida, muitas vezes dolorosa”, explicou o juiz membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Daniel Issler.

Ele acrescentou que a escuta especial é uma forma de minimizar o sofrimento de menores vítimas de abuso e evita a repetição de atos, pela Justiça. Serão capacitados, nesta semana, 45 servidores da área da infância e da juventude.

Em 2014, até agora, mais de 500 servidores já participaram de outras etapas do curso. Segundo estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a escuta especial tem apresentado resultados positivos.

A pesquisa aponta que 72% dos entrevistados avaliaram positivamente a contribuição da tomada de depoimento especial para reduzir a revitimização da criança. De acordo com o estudo, o índice de condenação dos autores de violência sexual subiu de 60% para 70%.

Segundo ele, a maior dificuldade dos entrevistadores é conseguir obter informações relevantes das crianças para o processo criminal, sem que sofram pela segunda vez. O juiz ressaltou a dificuldade de verificar objetivamente o abuso sexual.

O treinamento é organizado pelo TJSP em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, a entidade Childhood Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância

EditorMarcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário