one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prédio do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops)

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Verdade faz diligência no antigo Dops do Rio

Criado em 24/11/14 07h24 e atualizado em 24/11/14 07h49
Por Flavia Villela Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Comissão da Verdade do Rio faz hoje (24) diligência de reconhecimento à antiga sede do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na Rua da Relação, no centro da capital. A visita, que estava marcada para o dia 14 deste mês, foi adiada pela Polícia Civil que administra o prédio.

Leia também no Portal EBC:

Comissão da Verdade do Rio remarca visita à antiga sede do Dops-RJ

Sociedade civil cobra conversão do antigo Dops em centro de memória

O local foi palco de repressão e tortura contra presos políticos, desde o governo de Getúlio Vargas até a ditadura militar instaurada com o golpe de 1964. A comissão e entidades da sociedade civil reivindicam  que o imóvel, atualmente em reforma para ser transformado em Museu da Polícia Civil, seja destinado a um espaço de memória das vítimas da ditadura, da resistência e das lutas sociais.

A comitiva será composta por ex-presos políticos que passaram pelo local no período de 1964 a 1977 e por representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A partir dos testemunhos dos ex-presos, serão identificados os elementos arquitetônicos e de uso que devem ser preservados. A expectativa da comissão é que, com essa visita, consiga-se mais informações para contribuir no tombamento definitivo do prédio.

O prédio, fechado desde 2008, tem 6 mil metros quadrados e foi construído em 1910 para ser sede da Polícia Central do Brasil, quando o Rio era a capital do país.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário