one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A 73ª edição da Caravana da Anistia, na Universidade de Brasília (UnB) analisou o processo de anistia do estudante Honestino Monteiro Guimarães.  Em 10 de outubro de 1973, o estudante da UNB e  presidente da UNE foi preso e desapareceu.

Imagem:

Compartilhar:

Comissão de Memória e Verdade entrega relatórios à Universidade de Brasília

Criado em 28/11/14 06h51 e atualizado em 28/11/14 07h36
Por Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:

A Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da Universidade de Brasília (UnB) recebe hoje (28) às 10h30, no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, relatório da Comissão de Anistia.  O objetivo é apoiar a investigação sobre a atuação de estudantes, funcionários e professores durante a época da ditadura.

Leia também:

Ditadura transformou UnB em lugar sombrio, diz ex-aluno

Ex-aluno da UnB diz que Ministério do Exército foi local de tortura durante a ditadura

O resultado da investigação será enviado à Comissão Nacional da Verdade para a apuração de graves violações de direitos humanos praticadas no país. O relatório apresenta informações sobre militância política dos anistiados, os tipos de atos de exceção cometidos, o ano de ocorrência, os autores e as instituições envolvidas.

No total, foram analisados oito processos de perseguidos políticos que tinham vínculo com a UnB. Quatro eram estudantes e funcionários e quatro eram somente estudantes. Em relação à militância, todos participavam do movimento estudantil - dois militavam no Partido Comunista Brasileiro, um na Organização Revolucionária marxista Política Operária, um no Partido Operário Revolucionário Trotskista e outro na Ação Popular.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário