one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, Rua Halfeld, Câmara Municipal, em agosto de 1979

Imagem:

Compartilhar:

Lei de Anistia não se aplica a agentes da repressão, recomenda Comissão da Verdade

Criado em 10/12/14 16h30 e atualizado em 10/12/14 17h02
Por Leandro Melito Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Recomendações anistia
Trecho traz recomendação de que crimes cometidos por agentes de repressão não devem ser anistiados. Clique para ampliar(Reprodução)

Brasília - O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, apresentado oficialmente nesta quarta-feira (10), traz entre suas recomendações a determinação da responsabilidade jurídica de 377 agentes públicos envolvidos em graves violações de direitos humanos. Para que esses agentes possam ser responsabilizados, a Comissão sugere que eles sejam afastados da aplicação da Lei de Anistia (Lei 6.683/1979) - que impede hoje a punição dos agentes da repressão na Justiça. 

Anistiar esses agentes "seria incompatível com o direito brasileiro e a ordem jurídica internacional, pois tais ilícitos, dadas a escala e a sistematicidade com que foram cometidos, constituem crimes contra a humanidade, imprescritíveis e não passíveis de anistia", destaca o texto do capítulo cinco do relatório. O entendimento da Comissão da Verdade é o mesmo da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou o Estado brasileiro em 2010 no julgamento do caso Gomes Lund, referente à guerrilha do Araguai.

Em sua decisão, a Corte considerou que as disposições da Lei de Anistia brasileira são incompatíveis com a Convenção Americana dos Direitos Humanos por impedirem a investigação e punição de graves violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade. 

Leia também:

Conheça a história do movimento pela Anistia no Brasil

Lei de Anistia completa 35 anos

Senador defende a revisão da Lei de Anistia

Crimes conexos

Com base no termo "crimes conexos", a interpretação da  Lei de Anistia considera anistiados tanto os perseguidos políticos do regime militar quanto os agentes do Estado que cometeram crimes contra eles, como torturas e assassinatos - o que impede que esses crimes sejam julgados.

Em abril de 2010, por sete votos a dois, o STF manteve essa interpretação após julgar uma medida apresentada pela Comissão Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pretendia excluir da lei o perdão outorgado aos agentes do Estado que cometeram crimes contra opositores políticos durante a ditadura militar.>

Na ação, o Conselho Federal da OAB considerou "que a anistia concedida por essa lei não se estende aos crimes comuns como tortura, homicídio, desaparecimento forçado, abuso de autoridade, lesões corporais, estupro e atentado violento ao pudor, praticados pelos agentes de repressão contra opositores políticos durante o regime militar". Os únicos votos a favor da revisão da Lei foram dos ministros Ricardo Lewandowski e Ayres Britto, que se basearam na interpretação da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre esse tipo de lei.

Entenda a Lei de Anistia

A Lei de Anistia (Lei nº 6.683), que completou 35 anos em 2014, foi promulgada pelo último presidente da Ditadura Militar no Brasil (1964 - 1985), João Baptista Figueiredo, no dia 28 de agosto de 1979 - primeiro ano de seu mandato - após um amplo processo de mobilização popular que culminou no embate parlamentar entre Arena (Aliança Renovadora Nacional) - partido de sustentação da ditadura -  e MDB (Movimento Democrático Brasiliero), que representava a oposição ao regime no Congresso Nacional.

Em 28 de junho de 1979, o então presidente Figueiredo apresenta ao Congresso o projeto de Lei nº 14/79 de autoria do Executivo, com a proposta de anistiar "aos que hajam cometido crimes políticos ou conexos".  "Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política", define o texto.

O projeto do governo recebeu diversas críticas da oposição parlamentar e do Movimento Pela Anistia, entre elas a expressão "crimes conexos"  que concederia anista tanto aos perseguidos políticos quanto os agentes do Estado que cometeram crimes contra eles.

Teotônio Vilela

Filiado à Arena, partido que dava suporte ao regime militar, o senador alagoanoTeotônio Vilela passou para a oposição em abril de 1979 filiando-se ao MDB e exerceu a presidência mista que estudou o projeto sobre a Lei de Anistia encaminhado ao Congresso. Teotônio abraçou a causa e visitou presos políticos em todo o território nacional, colhendo relatos das condições a qual estavam submetidos. Em entrevista à imprensa afirmou não ter encontrado nos presídios nenhum terrorista, mas jovens que lutavam pela democracia.

A matéria tramitou de 28 de junho a 22 de agosto de 1979, quando foi aprovada, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão Mista instalada para sua apreciação, em tumultuada sessão do Congresso Nacional.  O parecer do relator Ernani Satyro (Arena -PB), ex-ministro do Superior Tribunal Militar, foi aprovado pelos líderes dos dois partidos em votação simbólica.  Teotônio Vilela, considerou o substitutivo aprovado pior que o projeto apresentado pelo governo e volta a defender a anistia ampla, geral e irrestrita. Ouça o áudio de Teotônio Viela

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O senador Paulo Brossard, líder da maioria no Senado, considerou a aprovação uma vitória da oposição ao regime, apesar de classificar a anistia proposta como assimétrica e insatisfatória, pois "perdoa todos os agentes da repressão", que teriam torturado até a morte presos políticos, mas "não perdoa todos os acusados de subversão, por julgá-los terroristas". Ouça o áudio  de Paulo Brossard

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O senador Jarbas Passarinho, da Arena, admite que o projeto governamental era a anistia então possível e deveria ser considerado como o primeiro passo, que poderia ser futuramente ampliado. Ouça o áudio de Jarbas Passarinho:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Edição: Leyberson Pedrosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário