one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


CNV coletou depoimentos

Imagem:

Compartilhar:

Comissão Nacional da Verdade entrega relatório final na quarta (10)

Criado em 07/12/14 16h26 e atualizado em 09/12/14 10h35
Por Portal EBC *

A próxima quarta-feira (10), Dia Mundial dos Direitos Humanos, pode ser um marco do encontro do Brasil com a própria história escrita principalmente durante o período ditatorial. A Comissão Nacional da Verdade vai entregar, após dois anos e sete meses de apurações, o relatório final aos três poderes da República. A presidenta Dilma receberá a comissão no Palácio do Planalto, às 9h. Em seguida, o resultado será apresentado ao Senado, à Câmara dos Deputados e ao STF. O relatório será publicado no site da CNV no mesmo dia para acesso público.

Relembre 15 momentos marcantes da Comissão da Verdade, que termina nesta quarta, 10

Buscas por desaparecidos continuam após encerramento da CNV

O material será apresentado pelos seis membros da Comissão: José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Dallari e Rosa Cardoso. A CNV foi criada pela lei 12.528/2011 e instalada em maio de 2012. O objetivo era realizar apurações e esclarecimentos sobre as suspeitas de graves violações  de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988 (período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras) a fim de "efetivar o direito à memória e a verdade histórica e promover a reconciliação nacional". 

O relatório será deixado público às 11h no auditório da OAB, em Brasília. A CNV convidou para a ocasião vítimas da repressão, familiares de mortos e desaparecidos, comissões da verdade estaduais, municipais e institucionais, os comitês de memória, verdade e Justiça de todo o Brasil. Uma entrevista coletiva está marcada para as 12h.

Com informações da CNV e da Agência Senado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário