one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Faculdade de Medicina da USP

Imagem:

Compartilhar:

CPI ouve estudante que sofreu tentativa de estupro em universidade de São Paulo

Criado em 17/12/14 21h58
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Na primeira reunião da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga violações e abusos nas universidades paulistas, instalada hoje (17) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), os deputados ouviram uma vítima de violência na Universidade de São Paulo (USP). O depoimento foi de uma estudante do quarto ano do curso de geografia da USP (o nome foi omitido a pedido dos deputados que compõem a CPI), que contou ter sido vítima de uma tentativa de estupro no estacionamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da universidade, no Campus Butantã, por volta das 16h, em horário escolar. “Foi uma tentativa, ele [agressor] não chegou a concretizar [o ato] porque cheguei a me desvencilhar antes. Ele bateu minha cabeça na porta para que eu não conseguisse vê-lo e fiquei bastante machucada no rosto. Consegui tocar a buzina com o joelho e ele conseguiu fugir, sem que eu conseguisse vê-lo”, disse.

Segundo a estudante, tudo começou em março deste ano, quando começou a receber bilhetes anônimos e ameaçadores colocados em sua mochila, nos intervalos das aulas. Depois, segundo ela, os bilhetes começaram a aparecer em seu carro. “Sempre tinham novos bilhetes, com ameaças, e diziam que eu ainda seria daquela pessoa. Fiquei com muito medo”. Por causa das ameaças, a universitária decidiu procurar uma delegacia de polícia para registrar um primeiro boletim de ocorrência. Em posse do documento, procurou a chefia do departamento da Faculdade de Geografia e pediu para que o caso fosse relatado nas salas de aula. “Acredito que [o agressor] seja um aluno porque eu recebi esses bilhetes dentro da sala de aula. Provavelmente é alguém do meu curso”.

Em uma tarde de agosto, por volta das 16h,  ela foi até a faculdade para fazer um trabalho em grupo. “Quando desci do carro, fui surpreendida por uma pessoa, que me pegou por trás e me segurou pelo pescoço, me machucando. Foi uma tentativa de estupro. Eram 16h, no estacionamento da FAU. Ele bateu minha cabeça na porta do carro e fugiu”, relatou.

Depois desse fato, a estudante voltou a procurar a delegacia de polícia e abriu um novo boletim de ocorrência. A polícia lhe disse que não havia muito a fazer, já que ela não conseguiu reconhecer o agressor. E até a aconselhou a tentar fazer uma emboscada ao agressor com seus amigos. Ela também foi orientada a buscar imagens em câmeras de segurança na faculdade, o que foi feito. Mas constatou que as mais de 50 câmeras instaladas no campus não funcionam há mais de um ano. A estudante disse que também procurou a direção do departamento da faculdade mas, segundo ela, não houve resposta. “A direção do departamento não fez nem passagem em sala de aula [para falar sobre o caso]. Não tive qualquer apoio”, disse. “A resposta que recebi de diversos órgãos dentro da USP é de que seria encaminhado para a segurança do campus, mas ficou por aí. Além disso, não recebi nenhum apoio psicológico ou de segurança para frequentar as aulas”.

Atualmente, a universitária não anda desacompanhada pelo campus, e carrega sempre um spray de pimenta. Ela também instalou uma câmera em seu carro. “O constrangimento não acaba. Vivo na dúvida e com um medo absurdo”, disse. A estudante também cancelou as disciplinas que fazia no período noturno, o que vai implicar em atraso na conclusão do seu curso. “Só não tranquei o semestre por uma questão de perseverança”, disse.

A mudança dessa situação de violência dentro da universidade, segundo ela, passa por um planejamento na segurança, que deveria priorizar as mulheres que frequentam o campus da USP. “A polícia estava no momento [em que o fato ocorreu]. Quinze minutos depois da tentativa de estupro, a base móvel da polícia passou. Não fui até eles porque estava em choque e extremamente machucada porque fui agredida aquele dia. A polícia já está dentro [do campus]. Sinceramente, a polícia não tem como proteger ou não tem papel nenhum em proteger estudantes dos próprios estudantes. O que parece que falta é uma postura da universidade para proteger as mulheres. A segurança na USP é vista como um todo, mas no meu ponto de vista, a segurança da mulher é uma questão à parte”, destacou. Ela também sugere que sejam feitas palestras nas universidades para tratar sobre a questão do machismo e da segurança da mulher. 

Na primeira reunião da CPI, foi definido que o deputado Adriano Diogo (PT) presidirá a comissão. Também foram aprovados 29 requerimentos, entre eles, o convite para que o reitor da USP, Marco Antonio Zago, preste depoimento.  O diretor da Faculdade de Medicina da USP, Joso Otavio Costa Auler Junior, também foi convocado. “São requerimentos coletivos, e somam mais de 50 pessoas [que serão ouvidas]. Foi aprovado [a CPI] trabalhar no recesso [da Alesp]”, disse Adriano Diogo. Segundo ele, o reitor foi convidado e não convocado a prestar depoimento para a CPI por “uma questão de respeito”. Mas caso ele não atenda ao convite e não compareça à CPI, o convite será transformado em convocação, ressaltou o deputado.

Segundo Adriano Diogo, a CPI vai priorizar a questão da prevenção que a acusação dos agressores, e o resultado da comissão pode até resultar na criação de uma lei para prevenir os trotes violentos e as violações nas faculdades. “O objetivo é tentar contribuir com a legislação. É claro que há coisas que são da legislação federal. Mas o objetivo é estabelecer formas e procedimentos e fazer com que as universidades tirem protocolos de comportamento”, disse.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário