one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Somália necessita de ajuda humanitária para cuidar de crianças desnutridas

Imagem:

Compartilhar:

ONU afirma que América Latina avançou na luta contra a fome

Criado em 11/12/14 15h06
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), afirmou que a América Latina e o Caribe precisam de apenas um "empurrão" para atingir o objetivo da Conferência Mundial de Alimentos. Segundo o relatório Panorama da Segurança Nutricional e de Alimentos 2014 divulgado esta quarta-feira (10), a região alcançou 92% da meta de reduzir pela metade o número de pessoas que passam fome.

Ouça o áudio da matéria no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Esforço Redobrado
A agência da ONU explica que para que isso aconteça é preciso retirar 2,7 milhões de pessoas da fome até o fim de 2015. Os especialistas afirmam que será necessário um esforço redobrado dos governos já que a média de redução das últimas duas décadas é de 1,4 milhão de pessoas por ano. Segundo a FAO, 11 países da região atingiram a meta da Conferência Mundial, entre eles, o Brasil. De acordo com o documento, a América Latina e o Caribe conseguiram reduzir o número de famintos de 68,5 milhões em 1990 para 37 milhões agora. A maior queda foi registrada na América Latina, que tinha, há 20 anos, 60,3 milhões pessoas passando fome e atualmente tem 29,5 milhões. No Caribe, a redução não chegou a 10%, de 8,1 milhões para 7,5 milhões durante o mesmo período.

Leia mais:

FAO homenageia países que tiveram progressos na luta contra a fome

Brasil e mais 12 países são reconhecidos pela FAO por combate à fome

Desenvolvimento
Já em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), lançados pela ONU em 2000 e que têm como prazo final dezembro de 2015, a região, como um todo, alcançou a meta. Os países cortaram o índice de famintos de 15,3% em 1990 para 6,1% atualmente. Isso foi alcançado antes mesmo do prazo final no ano que vem. Entre os 14 países que já atingiram a meta estão Brasil, Argentina, Barbados, Chile, Cuba e México. Ainda na lista aparecem Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Segundo a ONU, quatro outras nações, Bolívia, Colômbia, Honduras e Suriname conseguiram atingir 90% da meta.

Sucesso
O relatório da FAO afirma que a principal razão para o sucesso da região foi o alto compromisso político dos governos na implementação de políticas de segurança alimentar. Ainda de acordo com o documento, a erradicação da fome na América Latina e no Caribe foi fortalecida pela adoção de uma nova iniciativa caracterizada por uma visão ampla do problema dos alimentos e da segurança nutritiva. Segundo a agência da ONU, os países implementaram vários instrumentos de controle para avaliar os problemas sociais a curto prazo e, também, para produzir mudanças estruturais que levem a soluções permanentes a longo prazo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário