one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No Dia Internacional da Pessoa com deficiência, a presidenta Dilma Rousseff assina decreto regulamentando a lei que reduz tempo de contribuição e idade para concessão de aposentadoria a pessoas com deficiência, em cerimônia no Palácio do Planalto

Imagem:

Compartilhar:

Secretaria comemora conquistas no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Criado em 03/12/14 15h49
Por Alana Gandra Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Dilma Rousseff regulamenta aposentadoria para as pessoas com deficiência
Secretaria comemora conquistas no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (Antonio Cruz / Agência Brasil)

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Georgette Vidor, comandou hoje (3), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense, programação comemorativa pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destinada aos cerca de 200 usuários atendidos nas seis unidades mantidas pelo órgão. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população.

Leia mais notícias:

Virada Inclusiva marca o Dia da Pessoa com Deficiência em São Paulo

Formada em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Georgette Vidor é considerada uma das técnicas de ginástica olímpica mais respeitadas do país. Trabalhou na Seleção Brasileira de Ginástica Artística e no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, entre outros lugares, onde acumulou os cargos de supervisora geral de ginástica artística e técnica chefe da equipe principal feminina. Em 1997, sofreu um acidente que a deixou paraplégica. 

Ao falar à Agência Brasil, a secretária disse que o dia de hoje representa bastante, “porque são muitos anos de luta das pessoas com deficiências. Acho que o mundo inteiro vem se mexendo para tornar as cidades mais acessíveis. E no momento você pode andar nas calçadas, tem transporte público, você tem acesso à educação, ao trabalho e todas as questões de saúde, que são necessárias para qualquer cidadão ter uma vida normal”.

A secretária salientou que as pessoas tiveram a oportunidade de ir até o evento na Cidade das Artes utilizando transporte público, como o sistema rápido de ônibus e metrô, “para que eles entendam que podem, sim, estar nas ruas usufruindo dos espaços e que a luta tem que continuar, porque embora as dificuldades ainda existam, cada vez mais as cidades estão se tornando mais acessíveis. O mundo está entendendo que a pessoa com deficiência tem direito de viver como qualquer cidadão, desde que a cidade esteja preparada para isto”.

O dia é de festa, onde se comemoram as vitórias alcançadas, acentuou. Georgette Vidor confirmou que a data instituída pela ONU ajuda a sociedade a entender que as oportunidades devem ser iguais para todos. “É a pessoa conhecer e entender esta realidade. Porque a população não sabe as necessidades dessas pessoas, os diferentes tipos de deficiências. A data dá visibilidade a esta questão”.

Segundo a secretária, a imprensa ajuda também a tornar pública a luta das pessoas com deficiências. “A gente está avançando”, admitiu. Disse que em todos os países, “desde o mais rico até o mais pobre”, estão sendo vistas obras para adaptação de construções, transportes e equipamentos públicos. “Muita coisa precisa ser feita, mas acho que hoje é um dia para comemorar as conquistas efetuadas”.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário