one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Radio Tupinaba

Imagem:

Compartilhar:

Dia do Rádio:"É uma satisfação falar do nosso jeito", conta cacique radialista

Criado em 13/02/15 14h25 e atualizado em 13/02/15 15h26
Por Portal EBC Edição:Rádios EBC

A Rádio Tupinambá faz parte de um projeto desenvolvido pelo governo estadual com o objetivo de aumentar a comunicação entre a população que ocupa essa terra indígena do Povo Tupinambá. No ar há menos de um mês a rádio já tem se mostrado um instrumento eficaz não só no que diz respeito à informação, mas também um forte elemento de reativação da cultura desse povo indígena.
 
Na programação, além de notícias e mensagens, há entrevistas que contam a história de luta desse povo que desde a chegada dos primeiros colonizadores estrangeiros tem sido intensamente atingido pela ganância dos não indígenas sobre suas ricas e belas terras, encravadas entre o mar e a montanha na Bahia. A rádio também toca músicas de artistas da etnia, promovendo assim o resgate e o reforço da língua tradicional hoje falada por poucos, mas mantida através de cânticos e rezas.
 
Para comemorar o Dia do Rádio, o programa Amazônia Brasileira conversou com o comunicador da Rádio Tupinambá, Jaborandy Tupinambá, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a importância desse veículo que se renova, se reinventa e mostra sua utilidade e contemporaneidade através do trabalho que presta à comunidade.
 
Por sua vez, para deixar esta data ainda mais especial, Jaborandy e a apresentadora Beth Begonha entrevistaram juntos a cacique Valdelice, uma das lideranças mais antigas da etnia. Valdelice já viveu muitas lutas ao lado de seu povo, já viu muitas invasões de seu cobiçado território e participou de diversos movimentos de resistência pela manutenção da cultura e da sobrevivência de seu povo.
 
Ouça as participações de Jaborandy Tupinambá e da cacique Valdelice no Amazônia Brasileira clicando no player abaixo:

 No ar, ele narrou uma parte importante da história dos Tupinambá de Olivença, tendo o rádio como difusor dessas informações para a gente de sua comunidade pela Rádio Tupinambá e para o povo de todo o Brasil, através das ondas curtas e fortes da Rádio Nacional da Amazônia. Jaborandy contou que Rádio Tupinambá é uma das pioneiras na história das rádios dos povos indígenas, uma vez que o acesso às grandes mídias não é fácil para o povo Tupinambá.
 
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 8h (horário de Brasília) na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 5h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário