one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Empresa desenvolve despertador alternativo para surdos

Criado em 16/02/15 12h30 e atualizado em 16/02/15 12h37
Por Karol Assunção Fonte:Radioagência Nacional

Rádio-relógio, despertador convencional, celular... São vários os produtos que têm a função de acordar as pessoas. Mas, o que faz parte do cotidiano de muita gente, ainda é um desafio para quem não escuta.

A presidenta da Associação dos Surdos do Ceará, Silvia Helena Mota, explica que muitos surdos aprenderam a lidar com a situação, acostumando o corpo a acordar sempre no mesmo horário. Quando tem uma viagem de manhã ela tenta “memorizar” à noite e acaba acordando várias vezes. Em alguns casos prefere não dormir até o horário da viagem.

O professor de libras para ouvintes, Wyller Vasconcelos, já perdeu a hora. Ele lembra que uma vez já abriu a janela para usar o calor do sol como despertador. Assim, acabou acordando e dormindo várias vezes até o horário de se levantar.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Empresa desenvolve despertador alternativo para surdos

O administrador da empresa Orpa Eletronics, Raul Ribeiro, percebeu essa dificuldade quando recebeu no trabalho a visita de um amigo de infância, que é surdo.

Como não conseguem ouvir o despertador, muitos usam a função de alarme do celular e colocam embaixo do travesseiro para acordar com a vibração do aparelho. Ribeiro destaca que esse hábito, além de fazer mal à saúde, muitas vezes não é eficaz, principalmente porque os celulares mais novos não possuem uma vibração muito forte.

Dessa forma, ele consultou os engenheiros sócios da empresa para saber se existia uma forma alternativa e barata para esse público. Foi aí que surgiu o "Wake Up Deaf", Acorda Surdo, em inglês.

De acordo com o empresário, já existem despertadores parecidos no mercado, mas muitos são importados e caros. Em uma pesquisa pela internet, o mais barato está em torno de 150 reais. A ideia é justamente fabricar o produto para ser mais acessível, custando cerca de 80 reais.

O dispositivo está em fase de finalização, com o desenvolvimento do aplicativo para conectá-lo ao celular. Agora, os idealizadores buscam parcerias para produzir aparelhos em larga escala.

Quem quiser ajudar no projeto pode entrar em contato com a empresa pelo número: (61) 3222-5915

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário