one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pressão de madeireiros ainda é problema em assentamento no Pará

Criado em 12/02/15 06h15 e atualizado em 12/02/15 06h15
Por Paulo Victor Chagas – Enviado Especial da Agência Brasil Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Há dez anos o agricultor Edilson Santos do Nascimento, conhecido como Calado, aguarda uma definição da Justiça sobre o lote que ocupa e no qual planta cacau, às margens do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança. “Muitas coisas da gente ficam paradas por causa dessa decisão que a gente não tem”, diz Calado.

Além dele, cerca de 80 famílias vivem o mesmo cenário de instabilidade, segundo o presidente da Associação Agroecológica dos Trabalhadores Rurais da Comunidade Santo Antônio (Agroeco), Fábio Lourenço.

A situação de insegurança jurídica foi gerada porque muitos fazendeiros e madeireiros ocupam a região e se dizem donos do local com base em títulos irregulares de terra – comprados de antigos grileiros. O Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) movem diversas ações para anular esses títulos e tornar a terra pública, ou seja, de propriedade da União.

“Quando chegaram os primeiros madeireiros começaram a aparecer títulos desta área, e nós começamos a lutar na Justiça, juntamente com o Incra, para anular esses documentos e conseguimos anular todos porque foram considerados grilagem de terra”, avalia o procurador do MPF no Pará, Felício Pontes, sobre a situação nos primeiros anos de 2000.

“Uma das causas para a morte da irmã Dorothy é exatamente a Justiça ter atuado no sentido de fazer com que esses títulos fossem todos anulados e a terra fosse considerada pública. Esse consórcio de fazendeiros que matou a irmã Dorothy  considerava que a única chance de se estabelecer na área seria matando a líder do movimento”, completa Pontes.

Quanto à situação da posse das terras ainda sob análise na Justiça, o presidente da Agroeco diz que, uma vez declaradas públicas, as áreas poderão ser incorporadas ao PDS. O terreno é apropriado para a modalidade de exploração sustentável da floresta, ou seja, de preservação de 80% da mata e produção nos 20% restantes.

Além do problema fundiário, a pressão dos madeireiros para retirada de árvores também permanece na região. “O Esperança é uma reserva, um estoque de produtos florestais, que está escasso na região. Os madeireiros e o pessoal que quer explorar estão de olho nisso. E há grupos, dentro do próprio PDS, que levantam essa bandeira de explorar madeira”, critica Fábio Lourenço, presidente da Agroeco.

Para a secretária da Associação Esperança, Jaqueline Torres Carvalho, entidade que irmã Dorothy ajudou a fundar, um projeto de manejo (retirada da madeira de forma a não prejudicar a floresta) é necessário para que os madeireiros não invadam o PDS. Ela é favorável a uma solução conjunta entre os moradores, mas reconhece que há divergências internas que impedem o diálogo.

“A gente defende: 'Vamos fazer projeto de manejo coletivo?' 'Vamos'. Mas aí eles querem fazer com que os bens fiquem todos com a associação. A gente acha que o agricultor tem direito a uma parte também. Afinal de contas, ele é o vigia da mata. Ele é quem está vigiando e correndo risco”, conta. Para ela, o plano de manejo pode melhorar a condição de famílias onde a terra não é produtiva

Apesar de conflitos internos, para Kátia Webster, missionária que chegou no Brasil dois anos depois de Dorothy e que mora em Anapu desde 1997, é importante que os assentados decidam sobre o próprio futuro. Segundo ela, os moradores não fugiram após a morte da irmã. “O povo ficou cada vez mais consciente de que eles são mais capazes de assumir esta luta. E a gente vê isso na própria atuação. Eles são capazes de se organizar, se articular e vão atrás. Eu acho que isso foi a repercussão mais positiva que aconteceu”, defende.

Editor Lílian Beraldo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário