one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fórum denuncia torturas de jovens que cumprem medidas socioeducativas

Criado em 18/03/15 17h55 e atualizado em 18/03/15 18h00
Por Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Entidades de defesa da criança e do adolescente denunciam graves violações de direitos de jovens que cumprem medidas socioeducativas, de privação de liberdade, nos centros educacionais cearenses. Superlotação, falta d'água e torturas foram algumas das situações relatadas pelo Fórum Permanente das ONGs de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), em audiência pública ontem (17), na Assembleia Legislativa do Ceará.

De acordo com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), um dos integrantes do fórum, do início de 2014 até agora foram mais de 30 rebeliões. A última delas, na última segunda-feira (16), quando os internos do Centro Educacional São Miguel atearam fogo em colchões e destruíram parte do prédio. Segundo o Fórum DCA, há no local aproximadamente 230 internos, quando a capacidade da unidade é para 60 internos.

O filho da dona de casa Silvia – que não quis se identificar – está cumprindo medida socioeducativa no São Miguel há dez meses. Ela relata que o filho já foi espancado e passou por tortura psicológica, e questiona o fato de a direção da unidade exigir bom comportamento dos internos – requisito para que sejam liberados – diante dessa realidade.

Ela pergunta “como cobrar bom comportamento de 14 adolescentes em uma cela, se estão sendo espancados e não têm nenhum atendimento médico e principalmente psicológico?" O que eles vão fazer" – ela mesmo responde – "é se rebelar, porque eles não têm nenhuma estrutura para ter bom comportamento. Acho uma hipocrisia [chamar de] danos ao patrimônio público [os danos materiais provocados com as rebeliões] onde o mais danificado é o adolescente”, argumentou.

Segundo o Cedeca, em 2014 e nos primeiros meses de 2015 fugiram em torno de 140 adolescentes e foram registradas dezenas de denúncias de tortura e tratamento cruel aplicados nos internos.

A crise nas unidades de internação de adolescentes gerou uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), feita pelo Fórum DCA, pelo Cedeca e pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced). A petição, protocolada no último dia 3, lista uma série de compromissos internacionais assinados pelo Estado brasileiro, desrespeitados no caso, a exemplo da Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis. De acordo com a assessoria do Cedeca, a CIDH ainda não deu resposta sobre o documento.

Rafael Barreto, assessor jurídico do Cedeca, narra que a superlotação fez com que espaços de salas de aula e de cursos profissionalizantes fossem transformados em dormitórios para os internos, prejudicando – e até mesmo inviabilizando – qualquer atividade de cunho educativo. “A superlotação é apenas um elemento. O mais devastador é a tortura cometida todos os dias, e não estou exagerando. Se o adolescente bater na grade mais de três vezes pedindo água para beber, isso faz com que ele seja retirado, leve socos e pontapés, e seja levado para a 'tranca', que é um isolamento compulsório, totalmente ilegal.”

A juíza Maria das Graças Quental, que representa o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Ceará, relata casos de assassinatos nos centros educacionais, que não são investigados. “Recebemos semanalmente três, quatro óbitos. E todos sabem que os crimes não são investigados. A resposta [das direções] geralmente é: 'foi briga entre eles; foi acerto de contas'. Isso é genocídio juvenil”, afirmou Segundo ela, todas as violações de direitos, cometidas contra internos nos centros educacionais, são de amplo conhecimento das autoridades; inclusive judiciais.

Enquanto entidades de defesa da criança e do adolescente debatiam formas de minimizar o problema, na Assembleia Legislativa, uma comissão formada por entidades da sociedade civil, deputados estaduais e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública se reunia com a vice-governadora Izolda Cela, com vistas a definir ações de curto prazo que melhorem as condições dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceará.

O governo se comprometeu a acelerar a construção e reforma de centros educacionais com obras em andamento. Conforme a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), responsável pela gestão dos centros educacionais, há três unidades em construção: em Fortaleza, Sobral (a 232km da capital) e em Juazeiro do Norte (a 494km de Fortaleza).

Por decisão judicial, há três centros impedidos de receber novos internos, e suas capacidades foram limitadas a 60 adolescentes. Em nota, a STDS esclarece que as três unidades estão em reforma, e acrescenta que a superlotação do Centro Educacional São Miguel, onde ocorreu a última rebelião, deve-se à transferência de jovens dessas três unidades.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário